O diretor-geral de Migrações do Paraguai, Ángeles Arriola, anunciou no fim desta manhã que a entrada e saída do país será permitida através da Ponte da Amizade, a partir de 29 de setembro. “A ponte será liberada e vocês poderão trabalhar livremente, essa é a instrução do Presidente da República”, disse Arriola aos manifestantes que se mantinham na região da aduana paraguaia desde o início da manhã exigindo a abertura total das fronteiras.
O diretor-geral destacou que os estrangeiros poderão entrar no país das 5h00 às 14h00 e devem sair antes das 18h00. Além disso, serão habilitadas faixas de tráfego para a passagem de veículos, levando em consideração os diferentes segmentos de transporte como taxistas, mototaxistas, entre outros.
Arriola destacou que a primeira fase terá duração de três semanas para avaliar a situação epidemiológica e o cumprimento do protocolo sanitário na área. Por fim, o cordão sanitário só será instalado no km 30 da rota PY02 e não no centro de Ciudad del Este como estava previsto na proposta.
Ciudad Del Este celebra a abertura
Milhares de cidadãos “esteños” que, desde a madrugada, permaneciam nas proximidades da aduana paraguaia exigindo a reabertura total da fronteira entre Ciudad Del Este e Foz do Iguaçu comemoraram o anúncio do governo paraguaio de reabrir a passagem sem restrições com fogos de artifício e gritos de “sim, dá pra fazer” e “Esteños unidos nunca serão derrotados”.
A decisão foi comemorada também pelo Governador do Alto Paraná, Roberto González, que postou em seu twitter “Grande vitória do povo paranaense”. O Prefeito de Ciudad Del Este, Miguel Prieto Vallejos, que estava presente na mobilização também comemorou afirmando que o momento da reativação econômica finalmente havia chegado.