A Ponte Internacional da Amizade, localizada na fronteira entre Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, com Ciudad del Este, no Paraguai, completa nesta quarta-feira, 27 de março, 48 anos de sua inauguração oficial. É a via fronteiriça mais famosa da América do Sul. Em média passam diariamente 40 mil veículos, entre vans, carros, motos, ônibus e caminhões, de acordo com pesquisa recente divulgada pela faculdade UDC (União Dinâmica de Faculdades Cataratas).
Foto: Divulgação |
![]() |
Ponte Internacional da Amizade foi inaugurada oficialmente em 1965 |
Apesar de ter sido inaugurada em 1965, sua obra foi concluída três anos antes, em 1962, com a liberação da pista de rolamento. O acordo entre os dois países foi assinado em 1956. Devido sua importância para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e demais áreas do interior paraguaio, a Ponte da Amizade é considerada a obra viária mais relevante da história da região. Construída sobre o Rio Paraná, possui mais de 552 metros de extensão e altura média de 78 metros em relação à superfície do rio, projetada especialmente para não atrapalhar a navegação em portos existentes próximos à obra.
O projeto foi executado pelo engenheiro José Rodrigues Leite de Almeida e a construção foi de responsabilidade das construtoras Rabello e Sotege. Desde sua inauguração, a ponte recebeu apenas uma única reforma, em 2002.