O acordo assinado entre o Instituto Polo Internacional Iguassu e a Organização Mundial do Turismo (OMT) durante esta semana é um marco importante no posicionamento internacional da marca Destino Trinacional. O documento que estabelece o início dessa cooperação foi assinado durante a Feira Internacional de Turismo 2011 (Fitur), em Madri. Além de possibilitar o intercambio de informações e ações concretas de incremento do turismo, as iniciativas que virão em consequência deste acordo entre POLOIGUASSU e OMT irão facilitar a mobilidade entre as fronteiras do Brasil, Paraguai e Argentina por meio do envolvimento dos governos nacionais, estaduais e locais de cada país.
A iniciativa do Instituto vai ao encontro do trabalho de regionalização desenvolvido pela Organização Mundial, que busca lideranças locais nos diferente destinos mundiais. Taleb Rifai, Secretário geral da OMT, destaca que este acordo será importante para consolidar o Destino Trinacional como referência para a integração turística do mercosul e para o desenvolvimento do turismo na América Latina.
O acordo conta com o apoio da Confederação Brasileira de Convention e Visitors Bureaux e da Secretaria de Turismo do Paraná. “Este acordo parte do princípio de que, com a OMT fazendo a gestão política entre os três países, e nos aproximando de tecnologias, conhecimento e áreas de inovação, poderemos desencadear um processo que faça com que a região seja visitada com tranquilidade, apesar das barreiras físicas e culturais presentes”, afirma o Secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh.
Foto: Assessoria |
Javier Blanco, da OMT, Fernanda Fedrigo, do Polo Iguassu, Marcio Favilla, da OMT e Faissal Saleh, secretário do Paraná durante assinatura de acordo |
Até o meio do ano OMT e POLOIGUASSU devem desenvolver o projeto pioneiro no Brasil para a implementação do Centro Internacional de Inteligência do Turismo, com sede em Foz do Iguaçu. Fernanda Fedrigo, presidente do POLOGUASSU destaca que “o centro será em sua essência uma incubadora de ideias e soluções práticas para o segmento turístico, que irá irradiar conhecimento o setor”.