O equilíbrio de fatores sociais, econômicos e ambientais é a base do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Leste, elaborado com vistas ao crescimento de Ciudad del Este. Esse projeto foi apresentado na 2ª Reunião Ordinária do Plenário do Codefoz, realizada na semana passada, no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Natalia Ramírez Chan, presidente da Asociación Plan de Desarrollo del Este, explicou que o Plano Diretor tem como proposta solucionar alguns problemas de educação, renda, mobilidade, meio ambiente, decorrentes do crescimento rápido e desorganizado da cidade vizinha. A empresária disse também que o setor privado decidiu agir em benefício do principal centro de comércio do país motivado inclusive pela falta de um ministério federal específico, como o das Cidades.
Foto: Marcos Labanca |
Natalia Ramirez apresenta plano para representantes do Codefoz |
Ela destacou que as ações de revitalização devem conciliar o crescimento econômico e social com o respeito ao meio ambiente. Segundo Natalia, as propostas apresentadas por Cassio Taniguchi, idealizador do projeto, são focadas no uso do solo e na adequação do sistema viário e do transporte público. A primeira parte do trabalho se concentraria no microcentro de Ciudad del Este.
Modelos curitibanos – No setor de transportes, seria seguido o modelo de Curitiba, com a utilização de veículos elétricos, em desenvolvimento na Itaipu Binacional, e de bicicletas na região do microcentro. A ideia ainda é adotar veículos menores e seguir um sistema trinário, dividido em vias específicas para o transporte público e para o trânsito lento e rápido de veículos.
O padrão da capital paranaense de coleta de lixo também é sugerido para dar destino correto ao material reciclável gerado na cidade vizinha e para colaborar na mudança do visual e na limpeza das vias públicas. Nessa linha ambiental, o projeto ainda prevê, por exemplo, a reurbanização do parque do antigo aeroporto e a revitalização de áreas degradas.
Mas o plano de desenvolvimento vai além e contempla o fomento ao turismo de negócios, por meio da construção de um centro de convenções às margens do Rio Paraná. Outro aspecto seria a implantação de opções para o período noturno, que atraíssem visitantes após o fechamento do tradicional comércio de compras.