Aliança entre instituições públicas e privadas, a campanha em torno do Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e Região dá novo salto, agregando estratégias e materiais. A mobilização objetiva orientar e repassar dicas assertivas para que a estada nas Três Fronteiras seja inesquecível, contribuindo para que o turista deseje voltar ao destino.
A iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), por meio da Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública, ampliou as parcerias e ações nesta nova fase, lançada quinta-feira, 25. Pelo alcance, um dos principais conteúdos segue sendo o guia on-line, acessível em: destino.foz.br/dicas-de-seguranca-em-foz-do-iguacu/#dicas
O fortalecimento da campanha de segurança turística na região trinacional conta com mais 15 mil guias impressos – totalizando 45 mil –, nos idiomas português, espanhol e inglês. O material está sendo distribuído em atrativos, hotéis, estabelecimentos de gastronomia, comércio, aeroporto, rodoviária e aduanas das pontes internacionais, e por meio de prestadores de serviços turísticos.
O Guia de Segurança para Visitantes reúne dez orientações de mais relevância a ser observadas nas compras e passeios, oferece telefones úteis, como o Teletur 0800 045 1516, assim como FAQ migratório. E um QR code conduz o visitante ao conteúdo on-line, que acrescenta a legislação pertinente à atividade turística na fronteira e links importantes.
A campanha lançou quatro outdoors em espaços estratégicos de Foz do Iguaçu, no corredor turístico, como os instalados na entrada da cidade e perto da rodoviária, e na região da Ponte Internacional da Amizade. As mensagens enfatizam que guias profissionais não abordam turistas em via pública e serviços clandestinos devem ser recusados.
São cinco mil adesivos que serão fixados, por exemplo, em 500 táxis que circulam no município, em ação do Sindicato dos Taxistas de Foz Iguaçu (Sinditáxi), e em outros meios de transporte. Pelo menos 20 banners grandes estão sendo dispostos em espaços turísticos, com orientações de segurança em três idiomas e código QR que leva ao guia on-line.
“Essa campanha é uma grande união entre todos os segmentos da nossa cidade, setor privado, poder público, conselhos e atrativos em prol do cartão-postal que é Foz do Iguaçu e a região trinacional”, frisa o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “A iniciativa está aberta para novas adesões, e o material pode ter a tiragem ampliada com novos apoios”, explica.
Coordenador da CT de Segurança, Fabiano Bordignon, que é delegado da Polícia Federal, resgatou que o guia foi inspirado em uma ação da Polícia Militar de Foz do Iguaçu. “A ideia foi crescendo, somando cada vez mais parcerias, e agora está nas redes, nas ruas e, o mais importante, em todos os lugares que o turista frequenta”, comemora.
A melhor experiência
No lançamento da nova fase da campanha, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi representado pelo professor Mauro Bandeira, que enfatizou a importância do trabalho conjunto. “O guia contribui para uma melhor experiência dos visitantes. É uma satisfação para nossos conselheiros ver que a ideia saiu da teoria e virou realidade”, exalta.
O gestor de segurança do Cataratas JL Shopping, Ademir Gonzalez de Moraes, realçou a abrangência da campanha, que chega ao comércio e ao turismo. “É uma ação muito importante, principalmente no setor em que atuo, de shoppings centers, que é lazer e serviços, em que o turista tem que ser bem acolhido e ter a qualidade da segurança preservada”, opina.
Histórico
A campanha de segurança turística foi lançada em novembro de 2023 pelo Codefoz, em parceria com Prefeitura de Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Itaipu Binacional e Conselho Municipal de Turismo. A ação era voltada para o conteúdo digital.
Em janeiro deste ano, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) – Regional Oeste aderiu à ação, imprimindo e distribuindo 30 mil cartilhas na rede hoteleira. Com a ampliação da campanha, nesta nova etapa, todo o material impresso foi custeado pelo Fundo Iguaçu, e os outdoors, pela Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este.
Qualquer instituição, empresa ou atrativo interessado em participar pode aderir à campanha a qualquer momento.