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Pesquisa turística em Foz do Iguaçu busca traçar perfil do visitante

Iniciativa da Secretaria de Turismo e Itaipu Parquetec vai até 31 de dezembro, com aplicação de questionários em pontos estratégicos da cidade.
Foto: Michelle Einsiedel/SMTU

A Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu (SMTU), em parceria com o Itaipu Parquetec e com recursos do Fundo Iguaçu, inicia nesta quinta-feira (5) uma Pesquisa de Demanda Turística. O objetivo é compreender o perfil dos visitantes que chegam ao destino. A iniciativa, que segue até 31 de dezembro, utilizará questionários aplicados por pesquisadores em locais como a rodoviária, o aeroporto, a Ponte da Fraternidade, o posto da PRF na BR-277 e em alguns hotéis.

Treinamento e abordagem estratégica

Para garantir a eficácia da coleta de dados, foi realizado um treinamento com os 10 pesquisadores que atuarão no estudo. A capacitação ocorreu na última segunda-feira (2), nas dependências do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre técnicas de abordagem e detalhamentos sobre a importância da pesquisa.

“Não podemos atuar sem dados. Precisamos de informações que embasem nossas decisões para que sejam mais responsáveis e assertivas com o turista que vem à nossa cidade”, destacou Sheila Domingues, da Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos (DEVEET). Segundo ela, o treinamento reforçou o papel fundamental dos pesquisadores na contribuição para um turismo de qualidade em Foz do Iguaçu.

Questionários digitais e multilinguagem

A pesquisa será conduzida com o uso de uma plataforma digital para registrar as respostas coletadas. Disponíveis em português, inglês e espanhol, os questionários incluem perguntas sobre custos de consumo, tempo de viagem, origem do visitante e acessibilidade dos pontos turísticos. Todos os turistas que permanecem em Foz por mais de três horas e que não sejam residentes de municípios lindeiros à cidade estão aptos a participar.

Ao final do levantamento, em 31 de dezembro, os dados coletados serão analisados para subsidiar projetos estratégicos voltados ao setor turístico. Viviane Welter, representante do Itaipu Parquetec, reforçou a relevância desse estudo. “Sem dados, não conseguimos tomar decisões. Atualizar o perfil do turista permite ações mais assertivas, tanto para a iniciativa pública quanto para a privada”, pontuou.

Com o término da coleta de dados, espera-se que as informações geradas sirvam de base para o desenvolvimento de políticas e iniciativas que melhorem a experiência dos turistas e potencializem o turismo na região.

Foto: Michelle Einsiedel/SMTU