A Secretaria Municipal de Turismo iniciará a pesquisa para identificar os futuros investimentos no turismo de Foz. O estudo será realizado a partir do dia 07 de março com empresários da rede hoteleira e de hospedagem, transporte turístico, agências de viagens e receptivo, restaurantes, atrativos turísticos e comércio de souvenir.
É a segunda vez que o levantamento será realizado na cidade. Em 2011 foi feito em forma de amostragem junto a 30 empreendimentos. Na ocasião, a iniciativa revelou que foram investidos R$ 400 milhões no período de 2007 a 2011.
Na edição de 2012, serão aplicados questionários para cada uma das diferentes categorias de empreendimento. Serão feitas perguntas sobre valores declarados aplicados em reformas e ampliações, aquisições de bens, obras de acessibilidade, modernização arquitetônica e cursos de qualificação realizados junto ao quadro de funcionários.
Os resultados serão apresentados ao Ministério do Turismo para demonstrar a seriedade do empresariado local com relação a prestação de serviços da cidade para a Copa 2014 e Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.
A ideia é apurar dados pontuais em torno de valores investidos e o quanto repercutiu em termos de aumento de acomodação ou de atendimento em serviços no próximo triênio 2012 – 2014.
Os números irão comprovar o bom momento do turismo local, o que poderá atrair novos investidores dispostos a apostar no setor turístico da cidade. Além disso, Foz do Iguaçu possui posição de destaque no contexto nacional.
A Terra das Cataratas é ainda a segunda mais procurada por estrangeiros em busca de lazer, figura entre as cinco que mais recebem eventos e, sobretudo, já vem sendo considerada a “13ª sede da Copa 2014.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo, Rosa Maria Corbari Maccali, lembra que a pesquisa lançada em 2010 foi um projeto piloto para atender solicitações do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) quando da elaboração do PDITS – Programa de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável.
“Na oportunidade, buscamos junto a todas as entidades representativas de Foz do Iguaçu e que fazem parte do COMTUR para sabermos como responder o que pontualmente era perguntado pelo BID com relação ao volume de investimentos do setor privado feito nos últimos 05 anos e qual a projeção para os próximos 05 anos”, comenta.