Em palestra realizada nesta quarta-feira (24), na Vila do Saber da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, Marcelo Dias Calado, da Fecomércio de São Paulo, discorreu sobre “Como será o consumo de viagens em 2015?”. O encontro foi marcado, inicialmente, por uma análise de cenário do país, com base em fatores que podem influenciar o comportamento de consumo do presente e, consequentemente, alterar o do futuro.
Foto: Assessoria |
Marcelo Dias Calado, falou sobre o consumo de viagens |
Segundo o palestrante, quando os fatos são positivos as pessoas acabam “comprando entretenimento”, como, por exemplo, viagens. “Entender o comportamento do consumidor nos ajuda entender também o que ele está precisando”, ressalta Calado. O resultado da Copa do Mundo foi outro assunto do encontro, uma vez que, além da imagem positiva deixada pelos brasileiros aos turistas, alguns setores tiveram um aumento de vendas expressivo, tais como: bebidas, varejo, hotelaria e restaurantes. Em contrapartida, o comércio sofreu desaquecimento.
Após esta análise, Calado deu algumas dicas de como as agências de viagens podem fidelizar os seus clientes, utilizando estratégias com o uso da tecnologia, como as redes sociais, destinos diferenciados e produtos sustentáveis, entre outras opções que agregam valor no momento de venda. “Esperamos que as pessoas façam mais viagens curtas e com mais frequência. Hoje em dia o público consumidor viaja aos finais de semana e consegue férias duas ou três vezes ao ano. Esse resultado traz impacto ao consumo”, disse Calado.
Nesta sexta-feira (26) a partir das 13h, será a vez dos representantes da Loumar Turismo de Foz do Iguaçu, Marcelo Valente e Garon Piceli, subirem ao palco para falarem sobre o "Marketing além do Google". A 42ª ABAV segue até o próximo domingo (28).