A nova Rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, na região Oeste, chegou a 39,33% de conclusão neste mês de agosto, representando um investimento de cerca de R$ 53,84 milhões até o momento. A obra fará a ligação entre a Ponte da Integração Brasil – Paraguai e a BR-277, e inclui a construção de duas novas aduanas.
Ela é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), governo federal e a Itaipu Binacional, responsável pelos recursos investidos, cabendo ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) administrar e fiscalizar os serviços.
A pavimentação avançou na execução dos ramos do viaduto de acesso à Ponte Tancredo Neves, enquanto a terraplenagem está concentrada nos viadutos dos entroncamentos com a BR-469, Avenida República Argentina e Avenida Felipe Wandscheer.
Nestes dois viadutos que cruzam avenidas municipais já estão prontas as infraestruturas e sendo executados os elementos da mesoestrutura, que futuramente vão receber as vigas longarinas já pré-fabricadas.
Nova Aduana Brasil – Paraguai
Na fronteira com o Paraguai foi concluída a cobertura do edifício central e a montagem da estrutura metálica da cobertura norte, enquanto a cobertura sul está em andamento.
Nova Aduana Brasil – Argentina
Na fronteira com a Argentina a grande novidade foi o início de um desvio de tráfego no acesso para a Ponte Tancredo Neves, ligação com a Argentina. Foi bloqueada a pista de acesso, para avançar nos serviços de terraplenagem da aduana, e implantado um desvio pelo pátio, onde já está pronto o pavimento. Ele recebeu temporariamente sinalização horizontal e vertical e também iluminação provisória, para garantir a segurança dos usuários indo e vindo pela fronteira, de dia e à noite.
Nesta aduana também continuam os serviços de implantação de dispositivos da infraestrutura do edifício e coberturas.
Boletim da Obra
O DER/PR publica mensalmente boletins com atualizações sobre a Perimetral Leste de Foz do Iguaçu. A edição mais recente trata do andamento da obra e atividades de gestão ambiental, e também sobre o controle de qualidade dos serviços realizados. O boletim no portal do DER/PR pode ser consultado neste LINK, com opção de se cadastrar para recebê-lo mensalmente por e-mail.
Fotos: DER/Divulgação AEN.