A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está cumprindo, nesta terça-feira (5), mandados judiciais para desmantelar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. A operação ocorre simultaneamente em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e visa desestruturar o financiamento e os bens da organização.
Mandados, bloqueios e apreensões
A PCPR cumpre seis mandados de busca e apreensão, incluindo o sequestro de duas chácaras e uma residência, além de bloquear contas bancárias dos investigados. Ao todo, cerca de R$ 10 milhões em ativos foram apreendidos, entre imóveis, veículos e saldos bancários.
O delegado Rodrigo Colombelli informou que “a investigação revelou que o grupo enviava grandes quantidades de maconha para facções criminosas em diversos estados, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, movimentando mais de R$ 40 milhões nos últimos dois anos”.
Impacto financeiro e segurança pública
O grupo usava caminhões para transportar drogas, escondendo-as entre cargas legais para despistar as autoridades. O bloqueio financeiro e a apreensão de bens visam impedir que a organização reinvista em atividades criminosas, enfraquecendo sua atuação e reduzindo sua influência no tráfico.
Por ser uma operação em andamento, detalhes sobre os envolvidos seguem em sigilo para preservar as investigações.
Foto: PCPR/Divulgação AEN