Search

Passarela das Cataratas do Iguaçu é fechada temporariamente

Volume elevado de água levou à interdição; trilhas seguem abertas e monitoramento continua em tempo real. Do lado argentino, acesso à Garganta Del Diablo segue fechada desde o último domingo (08).
Passarela das Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu.

A passarela das Cataratas do Iguaçu, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, foi interditada temporariamente nesta terça-feira (10), às 11h30, quando a vazão do Rio Iguaçu atingiu a marca de 8 milhões de litros por segundo. A medida faz parte do protocolo de segurança adotado pela unidade de conservação. Enquanto isso, a Trilha das Cataratas permanece aberta ao público, com funcionamento normal.

A decisão de reabertura dependerá da diminuição do volume de água, que atualmente registra 8,9 milhões de litros por segundo. Para que a passarela seja liberada, a vazão precisa retornar ao nível seguro, entre 6 e 7 milhões de litros por segundo, sem perspectiva de nova alta. Em condições normais, o volume médio das Cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.

EM OUTUBRO DE 2023, VAZÃO DO RIO IGUAÇU CHEGOU A 10 MILHÕES DE LITROS POR SEGUNDO

Segurança dos visitantes em foco

A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão da visitação no Parque Nacional do Iguaçu, junto com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), monitora e avalia constantemente a situação do Rio Iguaçu. As equipes técnicas realizam análises em tempo real para garantir a segurança dos visitantes e preservar a infraestrutura do parque.

No lado argentino, a passarela do circuito Garganta del Diablo segue interditada devido à cheia do Rio Iguaçu. A suspensão ocorreu no domingo (8), quando a vazão do rio chegou a 5,5 milhões de litros por segundo, de acordo com dados da estação de monitoramento da Copel.

Trilhas, mirantes e outros passeios

Apesar das restrições, todos os mirantes da Trilha das Cataratas no lado brasileiro estão abertos e funcionando normalmente. No lado argentino, tanto o Circuito Superior quanto o Circuito Inferior também seguem liberados para visitação.

Por razões de segurança, os passeios náuticos “Macuco Safari” (Brasil) e “Gran Aventura” (Argentina) foram interrompidos na tarde desta terça-feira. A suspensão desses passeios será mantida até que as condições de segurança sejam plenamente restabelecidas.

Foto: Arquivo/Portal Clickfoz