Foto: Divulgação |
App pode ser baixado em Android e iOS gratuitamente |
O Sistema Urubu está disponível gratuitamente para Android e iOS. Seu uso é muito simples. Quando o usuário encontrar um animal atropelado, deverá tirar uma foto usando o aplicativo. A imagem será enviada ao Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Lá, eles juntarão todos os dados enviados para fazer a análise dos pontos vulneráveis e propor mudanças para reduzir atropelamentos em cada região.
O sistema é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações conservacionistas. Cada pessoa, com o aplicativo em mãos terá o poder de fazer a diferença. Quanto mais pessoas para “urubuzar”, mais exatos serão os dados e as medidas que poderão ser tomadas. Assim, cria-se uma rede em que as atividades têm um impacto real na proteção dos animais silvestres.
Além do Parque das Aves, mais de 100 instituições em todo país, estarão simultaneamente participando da ação. Cada uma delas farão em suas sedes, atividades para divulgação do Sistema Urubu. O lançamento oficial acontecerá no sábado (15), aqui em Foz, a partir das 10h.