O Parque Tecnológio Itaipu (PTI) recebeu, nesta quarta-feira, 9, uma homenagem da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu pelos 10 anos de Fundação. A instituição ganhou uma Moção de Aplauso, proposta pelo vereador Nilton Bobato (PC do B).
O presidente da Câmara, vereador Zé Carlos (PROS),entregou a honraria ao diretor-geral brasileito de Itaipu, Jorge Samek, quem compartilhou a homenagem com o diretor do PTI, Juan Sotuyo.
Foto: CMFI |
Juan Sotuyo e Jorge Samek recebem Moção de Aplauso do Presidente do Legislativo, vereador Zé Carlos |
Estavam presentes na cerimônia, realizada no Cine Barrageiro, em Itaipu, o prefeito Reni Pereira, a vice-prefeira Ivone Barofaldi, o reitor da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), Josué Modesto dos Passos Subrinho; o diretor jurídico de Itaipu, Cezar Eduardo Ziliotto; vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades.
A Fundação: A criação do PTI foi respaldada por 36 autoridades brasileira e paraguaias, durante a assinatura da Carta de Intenções para a implantação do Parque, em 23 de maio de 2003. Focado em sua missão, o PTI não parou de evoluir nestes dez anos. As ações relacionadas à educação são um dos principais destaques. Três universidades estão instaladas no PTI: o Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), reunindo cerca de 3.600 estudantes.
O PTI também fomenta a cultura empreendedora e a cultura de inovação tecnológica para transferência a micro, pequenas e médias empresas. Por isso, apoia a criação e a consolidação de empresas baseadas em produtos, processos e serviços inovadores, impulsionando a geração de emprego e renda na região.
Atualmente, 23 empreendimentos são apoiados pelo PTI e têm à disposição uma série de benefícios, como cursos de capacitação em gestão empresarial, consultoria jurídica, contábil e técnica, bem como acompanhamento e avaliação sistemática dos planos de negócio e consultorias para a elaboração de projetos para a captação de fomento.
Após a solenidade, os vereadores e seus assessores participaram de uma apresentação sobre os programas e projetos desenvolvidos pelo PTI e os programas socioambientais desenvolvidos pela Itaipu.