Os cinco novos ônibus híbridos adquiridos pelo Parque Nacional do Iguaçu neste segundo semestre já estão em pleno funcionamento na unidade de conservação. Durante o feriado prolongado de Proclamação da República, os veículos fizeram a diferença e ajudaram o atrativo a transportar os cerca de 30 mil visitantes que passaram pelo local nos três dias.
Foto: Divulgação |
Parque Nacional do Iguaçu conta com 18 ônibus para transportar visitantes |
Os ônibus híbridos são mais silenciosos e 90% menos poluentes do que os movidos a diesel que circulam hoje na maioria das cidades do mundo. Os veículos têm dois motores, sendo um a diesel e outro elétrico. Eles funcionam de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar e acelerar em baixas velocidades. Já o motor a diesel funciona em velocidades mais altas.
Sustentabilidade – Os motores são desligados quando o veículo fica parado para embarque e desembarque, o que gera economia, diminui a emissão de poluentes na atmosfera e de ruídos. Outro fator interessante é que a cada frenagem as baterias do motor elétrico são recarregadas. Conforme estudos da fabricante do motor, a Volvo, os híbridos são 35% mais econômicos que os ônibus convencionais.