O Parque Nacional do Iguaçu chega aos 76 anos de criação no dia 10 de janeiro. Para comemorar a data, será inaugurado nesta sexta-feira, às 20 horas, o Espaço Memória das Cataratas, com cerca de 1.500 imagens de toda a história do PNI.
Foto: Arquivo |
Espaço da Memória irá trazer um acervo de imagens das Cataratas do Iguaçu |
O projeto foi lançado em 2009, quando o parque completou 70 anos. De forma itinerante, a exposição ganhou visibilidade em feiras, espaços públicos, eventos, entre outros lugares. Segundo o chefe do Parque, Jorge Pegoraro, a exposição nestes cinco anos chegou a milhares de pessoas, o que é muito gratificante. “E partir de 10 de janeiro esta memória estará acessível de forma gratuita a todos os interessados”, finalizou.
Criação do Parque
Antes de virar Parque Nacional, toda a área pertencia ao uruguaio Jesus Val – imagina que beleza ter as Cataratas do Iguaçu, literalmente, no quintal de casa? Mas, as quedas já chamavam a atenção dos (poucos) habitantes de Foz do Iguaçu.
Um dos moradores era Frederico Engel, primeiro hoteleiro da cidade. Em 1916, Engel recebeu a visita do pai da aviação, Alberto Santos Dumont. O passeio às Cataratas foi inevitável. Ao ver a maravilha, Dumont teria dito que aquilo não poderia pertencer a uma só pessoa.
Ele foi o primeiro a entrar na luta de transformar aquela propriedade em algo mais. Levou a ideia da criação de um paque para o governador do Paraná, Afonso Camargo, mas só em 1939, com o decreto N° 1.035 do presidente Getúlio Vargas, é que o sonho virou realidade.
Foto: PNI |
Em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu foi criado |
Hoje, o Parque é dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil. Em 2014, mais de 1,5 milhão visitaram as Cataratas, eleitas, em 2011, como uma das novas Sete Maravilhas da Natureza.