O perfil do Parque das Aves no Facebook atingiu 200 mil curtidas no início deste mês. O número torna a página a mais curtida em todo o Destino Iguaçu.
O número evidencia como o trabalho de conservação de espécies de Mata Atlântica, e abrigo de aves resgatadas de tráfico e maus tratos, é para as pessoas que vão visitar ou já visitaram Foz do Iguaçu.
“Muito mais do que visitar um atrativo durante as férias, hoje as pessoas querem fazer parte de um movimento, querem trabalhar juntas por um propósito. E o Parque das Aves oferece a possibilidade de o público participar de seu trabalho mesmo após a visita, acompanhando tudo que está acontecendo nas mídias sociais”, comenta Jurema Fernandes, diretora administrativa do Parque das Aves.
Uma história de sucesso
A página do Parque das Aves no Facebook foi criada em junho de 2011 pela gerente do Departamento Comercial do atrativo, Karin Wolf. “Observamos que alguns atrativos e destinos estavam utilizando o Facebook como ferramenta de divulgação, e resolvemos apostar também. No começo não tínhamos uma estratégia muito bem definida, mas pelo menos já tínhamos presença garantida”, conta Karin.
Logo após, o trabalho com a rede social foi ficando cada vez mais profissional. Muitas postagens falavam sobre conservação e a rotina de trabalho da Área Técnica, além da abordagem turística. O material teve uma aceitação muito grande, e logo o número de fãs da página cresceu. Em fevereiro de 2018, a página já contava com 137 mil curtidas.
Número crescente de fãs da Mata Atlântica
Hoje, a maior parte dos fãs da página do Parque é composta por mulheres (70%), com idade entre 25 e 34 anos (22%) e entre 35 e 44 anos (18%). A maioria desses fãs, que interagem com a página, está nas cidades de Foz do Iguaçu (17 mil), São Paulo (11 mil) e Rio de Janeiro (7 mil).
Entre esses fãs, o tipo de postagem preferido são os vídeos, que têm um alcance médio de 1 milhão de pessoas. O vídeo da caminhada dos filhotes de flamingo, em sua última publicação, teve um alcance de 18 milhões de pessoas.
Entre os zoológicos no Brasil, o Parque das Aves também está à frente. O segundo colocado tem 135 mil curtidas. O crescimento quantitativo também se reflete qualitativamente. O Parque tem nota 4,8 pontos de um total 5 com base na avaliação de mais de 17 mil pessoas.
Estratégias que funcionam
Dentro do Departamento de Comunicações, diversas pessoas trabalham para engajar os fãs nas redes sociais. “Hoje, temos duas pessoas trabalhando exclusivamente com as mídias sociais. Além de criar conteúdo, elas avaliam as métricas das publicações e fazem um cronograma de postagens, levando em consideração os melhores dias da semana e horários. Tudo para os posts tenham o melhor alcance possível”, comenta Melissa Correa, gerente do Departamento de Comunicações. “Juntamente com elas, três educadores ambientais desenvolvem conteúdos especializados e voltados para o engajamento ambiental, uma parceria que já acontece há mais de um ano e chamamos de ‘Educomunicação’”, finaliza Melissa.
Além disso, outros departamentos contribuem com textos e ideias, como a Área Técnica, que cria conteúdos científicos para o blog, que são divulgados no Facebook. E no Departamento de Comunicações, outros profissionais se dedicam a responder 100% das interações e dúvidas dos fãs, atividade que as métricas do Facebook levam em consideração na hora de impulsionar ou não uma página organicamente.
“O alcance orgânico da nossa página é muito bom por conta de todas as nossas estratégias, focadas em comunicar nosso trabalho de forma clara e muito próxima ao público, e também bastante interativa. E esse diálogo com nossos fãs é muito importante para engajarmos o maior número possível de pessoas para salvar espécies de Mata Atlântica”, finaliza Melissa.
Para conhecer a página, clique neste link.