“Os contratos atuais são lesivos aos usuários das rodovias pedagiadas do Paraná e não podem ser prorrogados nos termos vigentes”, afirmou Brasileiro. “Por isso, vamos iniciar uma grande mobilização em todo o estado para evitar a renovação e adotarmos o modelo do governo federal que tem barateado o preço do pedágio em vários estados”, completou. Em Mato Grosso, por exemplo, a BR-163 terá pedágio na faixa de R$ 2,63.
Após o lançamento em Curitiba, será dado início às reuniões no interior do estado. Ficaram definidos encontros em 23 de maio em Ponta Grossa; em 17 de junho em Cascavel (manhã) e Foz do Iguaçu (noite); em 24 de junho em Umuarama (noite); e em 8 de julho em Maringá (manhã) e Londrina (tarde). A Frente também se reunirá em Campo Mourão, Guarapuava e Paranaguá, em datas a serem definidas.
No ato de lançamento em Curitiba, a Frente Parlamentar formalizará os pedidos de urgência para as seguintes matérias: o Projeto de Lei que obriga a aprovação pela Assembleia de qualquer alteração nos contratos de pedágio (renovação, aditivos, entre outros), de autoria dos deputados Douglas Fabrício e Tercílio Turini; e a PEC que propõe consulta popular para a renovação dos atuais contratos, do deputado Paranhos.
A Frente Parlamentar convidará o diretor-geral do DER, Nelson Leal, para participar da próxima reunião de trabalho, marcada para terça-feira, 03, em Curitiba. Os parlamentares querem obter detalhes sobre o andamento das obras previstas nos atuais contratos do pedágio. Nas reuniões no interior, as concessionárias atuantes em cada região também serão convidadas a esclarecer os respectivos cronogramas de obras.
Participaram da quarta reunião de trabalho os deputados Ademir Bier (coordenador), Adelino Ribeiro, Chico Brasileiro, Evandro Araújo, Marcio Pacheco, Marcio Pauliki, Nelson Luersen, Palozzi, Paranhos, Requião Filho e Tercílio Turini. Também fazem parte da Frente Parlamentar os deputados Anibelli Neto, Cobra Repórter, Gilson de Souza, Guto Silva, Hussein Bakri, Nereu Moura, Péricles de Mello, Professor Lemos, Tadeu Veneri e Schiavinato.