A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos dará início à elaboração de uma política estadual para incentivo ao uso da bicicleta, o "Ciclo Paraná". O programa será desenvolvido em parceria com cicloativistas, universidades e órgãos de governo com o objetivo de nortear os municípios paranaenses que tiverem interesse em aderir à iniciativa.
O secretário do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, conta que a opção por meios de transportes menos poluentes e sustentáveis integra a política ambiental do Governo do Paraná e a sua Agenda Verde, refletindo positivamente em ações que já estão em andamento. "Especialmente no que se refere à redução das mudanças climáticas que também são causadas pelo excesso de poluição veicular", alerta Cheida.
Foto: SEMA |
Reunião na Secretaria do Meio Ambiente com cicloativistas, universidades e órgãos de governo para elaboração de política estadual de incentivo ao uso da bicicleta |
O secretário explica que para colocar o Programa em prática a ideia é somar esforços com a Sanepar, que já desenvolve uma ação em Maringá neste sentido, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – responsável por projetos de mobilidade – Departamento de Trânsito o Paraná (Detran/PR), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outros órgãos de governo.
"É uma proposta que agrega as pessoas e beneficia o meio ambiente, as cidades, a saúde da população e ainda pode gerar economia para os municípios", reforça Cheida.
Nesta quinta-feira (15), o diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente, Caetano de Paula Júnior, recebeu representantes da Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) – pioneira em ações de defesa da bicicleta como modal de transporte alternativo e sustentável – do Programa Ciclo Vida e do Musicletada, festival curitibano que reúne música, arte, meio ambiente e incentivo ao uso da bicicleta.
EIXOS – Durante o encontro foram discutidos eixos de ação do programa estadual que prevê a criação de rotas municipais de cicloturismo no Paraná – com sinalização específica para os ciclistas, a instalação de paraciclos nas Secretarias de Estado, campanhas educativas de trânsito e meio ambiente, debates sobre o Plano Municipal de Apoio à Bicicleta, campanhas de incentivo à carona solidária e, ainda, a criação de um departamento de apoio à mobilidade não motorizada.
MODELO – Para multiplicar as discussões em diferentes regiões, o Programa Ciclo Paraná prevê a criação de núcleos de mobilidade urbana, com ênfase no uso da bicicleta, nas universidades estaduais.
O coordenador do Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, José Carlos Belotto, conta que cerca de 40 mil alunos, professores e colaboradores já integram o Programa na Universidade.
"Conseguimos desenvolver projetos de extensão e pesquisa voltados para a bicicleta nos cursos de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Comunicação Social, Design, Direito e Engenharia de Produção", enumera Belotto. Atualmente, o Ciclo Vida está produzindo um estudo para integrar todos os campi da UFPR através de ciclovias.
Entre outros resultados do Programa está a publicação "Pedalando nas Cidades" – que traz um simulador dos benefícios de trocar o carro pela bicicleta – e o Desafio Intermodal, realizado em 2012 para verificar qual o meio de transporte mais eficiente para atravessar a cidade em horário de trânsito.