Search
Previous slide
Next slide

Paraná já vacinou 520 mil pessoas contra a gripe influenza A (H1N1)

Previous slide
Next slide

Desde o início da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – até a tarde de quarta-feira (31), cerca de 520 mil pessoas foram imunizadas no Paraná. O público-alvo estimado para esta segunda fase, que se encerra na sexta-feira (2) é de 1,1 milhão de pessoas no estado.

Até agora, 372 mil tomaram a dose da vacina, ou seja, 34% do total previsto. A orientação do secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, é que a população procure as mais de duas mil unidades básicas de saúde do Paraná ou os postos móveis nos municípios. Ele alerta que a vacina é muito importante, porque a previsão é de um inverno rigoroso este ano, o que aumenta o risco de transmissão da doença. O último boletim da Secretaria Estadual da Saúde confirma o registro de 524 casos no estado em 2010 – sete tiveram complicações e morreram.

A meta do governo paranaense é imunizar 80% de todos os grupos. O balanço da primeira fase da vacinação mostrou que 78% dos profissionais de saúde e 75% dos indígenas foram vacinados, totalizando 138 mil pessoas. Para ampliar o índice de vacinação, as unidades de saúde do interior do estado vão funcionar no feriado da Semana Santa, inclusive no domingo (4).

Na terceira etapa da campanha, que começa no dia 5 de abril e se encerra dia 23, a meta é vacinar 80% da população com idade entre 20 e 29 anos, estimada em 1,88 milhão em todo o estado

O Ministério da Saúde disponibilizou cinco milhões de doses da vacina contra a influenza A (H1N1) para o Paraná.

Previous slide
Next slide