O Paraná, que já lidera a educação no Brasil, ao lado de Goiás e Ceará, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, dará um passo inédito em 2025. Pela primeira vez, todos os alunos da rede estadual de ensino receberão kits escolares gratuitos. O investimento, de aproximadamente R$ 43 milhões, será destinado à compra de materiais essenciais como cadernos, canetas, lápis de cor, réguas e borrachas para mais de 945 mil estudantes.
A medida busca garantir que todos os alunos, independentemente de sua condição socioeconômica ou localização, comecem o ano letivo com os recursos necessários para um melhor desempenho acadêmico. A iniciativa atende os estudantes do ensino fundamental II, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com dois modelos de kits escolares adaptados às diferentes faixas etárias.
“O Paraná está cada vez mais comprometido com a equidade e inclusão na educação. Entregar esses kits não é apenas uma questão de dar material escolar, mas de garantir que todos os estudantes comecem o ano letivo com condições iguais de aprendizado”, destacou o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda.
Compromisso com a educação pública
Além de aliviar o orçamento familiar, especialmente para pais com múltiplos filhos, a distribuição dos kits reforça o compromisso do governo estadual em fortalecer a educação pública. O Paraná já é referência nacional em educação, com destaque no Ideb 2023, onde alcançou as melhores notas no ensino médio e fundamental, mantendo-se no topo do ranking educacional do país.
A expectativa é que os materiais sejam entregues já no início do ano letivo de 2025, com distribuição realizada pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE).
Com informações: Agência Estadual de Notícias
Foto: Adriano Gomes/SEED-PR/Divulgação AEN