O movimento reivindica a aplicação no Paraná do Piso Nacional do Magistério e a pauta da Campanha Salarial 2016. Os educadores pedem mais investimentos e o fim da terceirização e da privatização na escola pública, redução do número de alunos por turma, valorização dos trabalhadores da educação, pagamento de valores atrasados relativos a progressões e promoções e a efetivação de um sistema de saúde para os servidores.
A mobilização da categoria começa nesta terça-feira, 15, com a realização de debates e diálogos entre a comunidade escolar sobre as condições do ensino público no Paraná e com reunião do Conselho Regional da APP-Sindicato/Foz. Os servidores de Foz do Iguaçu e região também fortalecerão o ato estadual realizado em Curitiba, com a destinação de um ônibus para o transporte de servidores da região até a Capital do Estado.
“A paralisação combina defesa do piso salarial com luta por melhorias das condições de trabalho dos educadores e de ensino para os estudantes. Exigimos o cumprimento da lei do piso e valorização dos servidores da educação. Também requeremos mais investimento da escola pública, contra todos os projetos de privatização e terceirização da escola do Paraná”, expõe Fabiano Severino, presidente da APP-Sindicato/Foz.
Programação
Terça-feira, 15/03
– Debates e diálogos sobre a educação nas escolas, durante todo o dia
– Distribuição de carta informativa aos pais e alunos
– Reunião do Conselho Regional da APP-Sindicato/Foz, às 18h, na sede do sindicato, em Foz do Iguaçu
Quarta-feira, 16/03
– Aulas de meia hora em todas as escolas e mobilização para o ato público
– Viagem para o ato estadual, em Curitiba. O ônibus partirá às 10:30h, da sede da APP-Sindicato/Foz
Quinta-feira, 17/03
– Atos públicos simultâneos, às 9h, na Praça do Mitre (Foz do Iguaçu) e em Itaipulândia (Prefeitura Municipal)
– Ato estadual dos trabalhadores da educação, em Curitiba
– Reunião entre representantes do Conselho Estadual da APP-Sindicato, da APP-Sindicato e do Governo do Paraná