De férias, Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira o novo bispo para Foz do Iguaçu. A sede estava vacante desde a morte do Bispo Dom Dirceu, Vegini em 29 de setembro de 2018.
Foz do Iguaçu ganha um novo bispo
O Papa transferiu Dom Sérgio de Deus Borges, que até agora era Auxiliar de São Paulo, para a diocese paranaense. Dom Sérgio tem 53 anos, é filósofo e teólogo, com estudos no Paraná, em Roma e Buenos Aires. É um especialista em Matrimônio e Família, tendo ocupado, entre vários outros, o cargo de Juiz, Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de Londrina. É também Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas, que se encontrou em Foz do Iguaçu na semana passada.
EPISCOPADO
Em 27 de junho de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo titular de Gergis e Auxiliar de São Paulo, recebendo a ordenação episcopal em 18 de agosto do mesmo ano. Sua posse no ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese aconteceu em 2 de setembro, na Catedral da Sé. Seu lema episcopal é “Por este sinal, vencerás” (Jo 3,14-15). Na Arquidiocese de São Paulo, exerceu as funções de Vigário Episcopal para a Região Santana, Vigário Geral, Moderador do Tribunal Eclesiástico de Primeira Instância. Também é Bispo referencial para a Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo e para a Vida Consagrada.É, ainda, membro da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e no Regional Sul 1 da entidade (Estado de São Paulo) é referencial para o Diaconato Permanente. Desde 23 de maio de 2018, Dom Sergio também exerce o cargo de Administrador Apostólico da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas, com sede em São Paulo.
Confira a íntegra da saudação da Diocese de Foz ao novo bispo:
Novo bispo de Foz do Iguaçu acolhe sua nova comunidade: