O dia 28 de agosto é marcado pelo Dia do Bancário. A data foi instituída em 1951, ano em que ocorreu uma das maiores greves da categoria, por quase 70 dias. Nesta terça-feira (28), algumas cidades aderiram às comemorações, e fizeram panfletagens por agências bancárias. Em Foz, bancários se reuniram no centro e aderiram às homenagens.
A categoria vive a expectativa de uma negociação com o governo, a qual dependendo do resultado pode ser deflagrada uma nova greve no Brasil. “Ainda não esgotamos as negociações possíveis, só saberemos quais atitudes tomaremos, após o resultado das negociações, que podem sair a qualquer momento”, afirmou a presidente do Sindicato dos Bancários, Cristina Delgado.
Entre as reivindicações está o reajuste salarial de 10,25%, representando aumento real de 5%, mais a reposição da inflação. Além disso, os trabalhadores querem ainda um piso salarial de R$ 2.416,38 e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários, mais R$ 4.961,25. A resposta sobre a negociação pode sair ainda nesta terça.