De acordo com o secretário de saúde Dr Gilber da Trindade Ribeiro, a reforma será realizada dentro de um prazo máximo de 6 meses e tem como objetivo, ampliar o espaço com mais leitos, humanizar o atendimento, aumentar a segurança e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos a população, bem como proporcionar um ambiente adequado aos profissionais.
O Secretário reforça também que a Upa João Samek, conforme Portaria do Ministério da Saúde, é de porte III, para atendimento de 200 a 300 mil habitantes.
A diretora da Assistência Especializada, Adriana Valadão, informou que: Todos os pacientes atendidos na Upa serão acolhidos e classificados conforme grau de risco à saúde. Os pacientes considerados como urgência ou emergência, serão mantidos na Upa João Samek.
Das 13h às 1h, as situações não urgentes, sem alteração de sinais vitais, serão encaminhadas à Unidade de Saúde Curitibano. Haverá transporte social para estes encaminhamentos, quando necessário.Durante a reforma, as equipes das unidades serão reforçadas, bem como serão disponibilizados mais leitos, poltronas, medicamentos e insumos, mantendo a mesma capacidade instalada de atendimento atual dos serviços de Urgência e Emergência, não prejudicando o atendimento ao usuário. As Unidades de Saúde do Distrito Leste manterão atendimento no horário atual.
Classificação de atendimento:
Das 13 à 1h: classificação não urgente atendimento na UBS Curitibano
1h às 7h: classificação não urgente atendimento Upa João Samek
24h pacientes de urgência e emergência Upa João Samek