Sistema Fiep |
Professora Leny em exposição no Rio de Janeiro |
Um vestido de noiva comum, mas que pode fazer a diferença para o sonho de muitas mulheres. Essa é a proposta do projeto “Roupas para pessoas com deficiência (PcD)”, desenvolvido pela professora da área de moda do Senai Paraná Leny Pereira. O vestido de casamento e outras peças especiais que compõem o trabalho da estilista, estão em exposição no Inova Senai, uma mostra de projetos inovadores montada dentro da Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro.
Focada na dificuldade de seu público em encontrar roupas bonitas e ao mesmo tempo fáceis de vestir e despir, Leny criou uma coleção com peças adaptadas e em modelagens diversas. “São vários detalhes que facilitam o ato de vestir, como um deslocamento de costura, recortes nas costas, acabamentos diferenciados e aviamentos mais confortáveis, como botões de plástico ao invés de ferro”, cita a professora.
Para a exposição no Rio de Janeiro, Leny trouxe, além do vestido de noiva, peças em alfaiataria e diversos modelos feitos especialmente para crianças e adolescentes com deficiência. O tamanho das roupas foi adaptado com a ajuda de um estudo chamado 4ª dimensão da modelagem, que observa o movimento do corpo, como o das articulações. “A roupa precisa vestir bem como se estivesse em um corpo em equilíbrio”, explica a professora.
O projeto de Leny já foi conhecido e premiado no Paraná, e agora poderá ser visto no Centro de Convenções Riocentro, local onde estão sendo realizadas as provas da Olimpíada do Conhecimento. Nesta quinta-feira (11), os cerca de 40 projetos inovadores desenvolvidos por alunos e professores do Senai de todo o Brasil, serão avaliados por uma comissão julgadora. No sábado, serão conhecidos os vencedores.