A alfaia é o tambor que serve como base para o ritmo maracatu, uma das expressões da cultura popular brasileira. As técnicas de confecção deste instrumento de percussão serão compartilhadas durante a Oficina de Confecção de Alfaias – Tambores do Maracatu, realizada no Teatro Barracão, nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Foto: Divulgação |
Detalhe da oficina Toque de Tambor, realizada no Teatro Barracão |
O curso será ministrado pelos artistas Luiz Silva “Água” e Jussara Ribeiro dos Santos, integrantes do grupo Nação de Maracatu, da cidade de Porto Rico, em Pernambuco, sendo coordenado pelo educador e percussionista Alison Capelari.
A oficina de construção de alfaia é promovida pela Casa do Teatro e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, por meio de parceria com a Nação do Maracatu. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do e-mail casadoteatrofoz@hotmail.com ou pelo telefone (45) 3027-1474, a partir das 14 horas.
Como explica Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural, o objetivo da formação é contribuir para disseminar o maracatu na cidade. “Queremos apoiar e fomentar as manifestações da cultura popular brasileira, como o maracatu e outras atividades ligadas à produção afro-brasileira”, revela Arinha.
A oficina terá a duração média de 12 horas e serão construídas doze alfaias, a serem utilizadas coletivamente por praticantes dos ritmos de raiz africana em Foz do Iguaçu. “A atividade faz parte do trabalho que estamos desenvolvendo para fortalecer as expressões e linguagens populares, que conta com a realização de oficinas e a formação de grupos”, conta Alison Capelari, arte-educador da Casa do Teatro.
Além do módulo de produção de alfaias, são realizadas oficinas regulares no Teatro Barracão onde são ensinadas as formas de tocar, os ritmos e toda a experiência cultural ligada aos tambores. Atualmente, atuam duas turmas de percussionistas, uma formada por agentes culturais do projeto Plugado! e a outra aberta a participação de toda a comunidade.