Recapeamento da Avenida Paraná
As obras de recapeamento no trecho da Avenida Paraná, entre as avenidas República Argentina e Venezuela, começaram na manhã de segunda-feira (18). O trânsito opera em meia pista para garantir a segurança e minimizar os impactos no fluxo de veículos. A intervenção, que utiliza o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), contempla os dois lados da via e deve ser concluída em até quatro meses.
A primeira etapa do recapeamento, atualmente em andamento, ocorre entre as avenidas Venezuela e República Argentina, com interdições parciais. A obra, conduzida pela Itavel Serviços Rodoviários Ltda, vencedora da licitação 15/2024, tem um custo estimado em R$ 4 milhões.
Avanços na revitalização da Avenida JK
Na mesma data, a Secretaria Municipal de Obras realizou uma reunião com empresários da Avenida Juscelino Kubitschek (JK) para alinhar detalhes sobre o andamento da revitalização. Segundo o secretário Cezar Furlan, as obras nos trechos comerciais serão feitas em meia pista para não prejudicar o acesso aos estabelecimentos. “Isso pode causar transtornos, mas garante que os comércios permaneçam acessíveis”, explicou.
As obras, que estão adiantadas em relação ao cronograma inicial, já alcançaram 40% de execução. A instalação de tubos de alta densidade, com 12 metros cada, deve ser concluída até 20 de dezembro.
Ademir Cordeiro, empresário da Eskimó Sorvetes, elogiou a iniciativa da reunião e destacou o esclarecimento de dúvidas sobre o cronograma. Durante o encontro, foi escolhido um representante dos comerciantes para manter o diálogo direto com a secretaria e acompanhar o progresso da obra.
Detalhes do projeto de revitalização
As melhorias na Avenida JK são fruto de um convênio entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional. O projeto, executado pelo Consórcio Nova JK, formado pelas empresas Construbes Engenharia e Construções e C.G. Engenharia e Construtora, abrange:
- Novo sistema de drenagem pluvial no trecho entre o viaduto da BR-277 e a Avenida Carlos Gomes;
- Recapeamento completo da Avenida JK, do viaduto da BR-277 até a Avenida Jorge Schimmelpfeng;
- Reforma e adequação do canteiro central, para construção de ciclovia e pista de caminhada;
- Instalação de nova iluminação e mobiliário urbano.
As intervenções prometem transformar a Avenida JK em uma via moderna e funcional, beneficiando moradores, comerciantes e turistas.
Com Informações: Agência Municipal de Notícias
Fotos: Arquivo/Divulgação AMN e Angela Vieira/PMFI