Fernando Lugo nomeou nesta quinta-feira (29) Gustavo Codas, assessor da Presidência para assuntos internacionais, como novo diretor em Assunção da hidrelétrica de Itaipu.
Em entrevista coletiva, o secretário de Comunicação da Presidência, Augusto dos Santos, confirmou a nomeação de Codas, em substituição a Carlos Mateo Balmelli, que foi diretor da hidrelétrica desde agosto de 2008.
![]() |
Santos, que mencionou que o Executivo agradeceu ao diretor que está saindo pelos serviços prestados, não deu detalhes sobre os motivos do afastamento de Balmelli, ex-legislador do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), principal força da coalizão que levou Lugo ao poder nas eleições de 20 de abril de 2008.
Rivalidade – A mudança ocorre um dia depois que o vice-presidente paraguaio, Federico Franco, principal rival de Balmelli dentro do PLRA, aprovou a gestão do ex-legislador à frente de Itaipu, em resposta aos rumores da imprensa sobre um possível afastamento.
Acorodo – Balmelli, que assumiu o cargo em agosto de 2008, foi afastado no momento em que o Congresso brasileiro deve analisar um acordo entre o Executivo paraguaio e o brasileiro, por meio do qual o Paraguai poderia receber US$ 360 milhões anuais e triplicar as compensações que recebe pela cessão do excedente de sua parte da energia gerada por Itaipu.