O curso de Cinema e Audiovisual será um dos mais novos cursos que a UNILA vai oferecer em 2012 em Foz do Iguaçu e, para se preparar para esse desafio, a Universidade vem discutindo o tema em reuniões nas quais são convidados cineastas e docentes ligados à área, provenientes de vários países da América Latina. Eles têm o objetivo de estruturar a proposta do curso, as grades, as ementas das disciplinas, e fazer o levantamento de equipamentos necessários para o pleno funcionamento das atividades.
Durante essa semana, o grupo responsável pela estruturação do curso voltou a se reunir para analisar as propostas já desenhadas em encontros anteriores, tornando claro quais as principais características do curso e o perfil do egresso, tendo como base a proposta de formar realizadores em audiovisual. “O curso pretende criar nos estudantes uma cultura cinematográfica que tenha forte foco em América Latina, envolvendo a produção de cinema e vídeo de forma contextualizada com as questões do nosso continente. Eles transitarão em diversas áreas como produção, roteiro, direção e montagem, sempre dentro de um contexto acadêmico”, diz o vice-reitor Gerónimo de Sierra.
Com o avanço da proposta de estruturação da grade, os alunos de Cinema e Audiovisual terão contato inicial com uma abordagem introdutória sobre o cenário latino-americano ainda no primeiro ciclo de estudos, além das aulas comuns a todos os estudantes, como América Latina, línguas e metodologia científica. Nesse primeiro momento eles terão as disciplinas de Introdução ao audiovisual, Imagem e sociedade, e Leitura de obras audiovisuais. Salas para projeção e equipamentos necessários para a realização do curso também já foram levantados pelos idealizadores e passarão agora por processo de licitação.
Participaram da reunião nos dias 20 e 21 de dezembro os convidados José Pedro Charlo, Alvaro Buela, Giba Assis, Fabián Nuñez, Nelson Bucker, Solange Stecz e os professores da UNILA Bruno Lopes e Alai Diniz.
Para o curso de Cinema e Audiovisual serão oferecidas 50 vagas, sendo 25 para estudantes brasileiros e 25 para de outra nacionalidades. As inscrições são feitas pelo site e prosseguem até o dia 13 de janeiro.