Search
Previous slide
Next slide

Nove anos de #CataratasDay – Você ainda lembra o motivo da comemoração?

Previous slide
Next slide

Não, a gente não errou na conta, a eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em 2007 com a participação de 440 atrativos de 200 países e territórios.

As Cataratas do Iguaçu só receberam oficialmente o título de uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza em 25/05/2012, em um evento aberto ao público organizado no Gramadão da Vila A, aqui em Foz do Iguaçu.

A placa de bronze pesando aproximadamente 300 quilos, confeccionada pela Fundação New Seven Wonders, que identifica o local com uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, só foi instalada na entrada do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu em janeiro de 2013.

Já a comemoração oficial do #CataratasDay, só teve início em 2014, mas para Foz do Iguaçu, a data que vale mesmo, é a que marcou o fim da votação que garantiu as Cataratas na lista das 7 novas maravilhas da natureza.

Uma campanha, quatro anos e dois países…
O resultado da votação que nos garantiu esse título, veio seis meses antes da entrega oficial, em 11/11/2011, após quatro longos anos de campanha e votação pela internet.

Após algumas etapas eliminatórias, a votação entrou na terceira fase em julho de 2009 e em 18 de agosto, as Cataratas do Iguaçu alcançou pela primeira vez o topo do ranking na votação.

Além das Cataratas, que concorria representando tanto Brasil quanto Argentina, a lista de locais e atrativos com completavam o “Top 7” na votação por ordem de votação naquele momento era: Grande Barreira de Recifes, na Austrália; Parque Nacional de Komodo, na Indonésia; Halong Bay, no Vietnã; Amazônia, que concorria representando o Brasil e mais oito países; Ilhas Maldivas, localizadas no Oceano Índico e, na sétima posição, as Angels Falls, atração da Venezuela.

Nos meses seguintes, a campanha “Vote Cataratas” – fruto de uma parceria entre a Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Iguassu Convention & Visitors Bureau, além do governo da província de Misiones, na Argentina – foi incrementada e intensificada com o objetivo de garantir o bom posicionamento do atrativo, divulgando e conquistando votos de internautas de todas as partes do planeta, mas os outros concorrentes também não ficaram parados, e a liderança das Cataratas do Iguaçu não durou muito tempo.

A campanha Vote Cataratas foi abraçada por artistas, jornalistas, intelectuais e a imprensa de todo Brasil. No Paraná, o governador Beto Richa, deputados e vários outros políticos manifestaram apoio à eleição da atração. Os cantores Daniel e Zezé Di Camargo e o apresentador Carlos “Ratinho” Massa também gravaram vídeos pedindo votos para o cartão postal brasileiro e argentino.

Também foram feitas várias ações de mídia, como a travessia do alpinista iguaçuense Waldemar Niclevicz sobre as Cataratas do Iguaçu usando uma tirolesa. Antes disso, o dirigível da Fundação New Seven Wonders fez um sobrevoo nas quedas. Essas imagens percorreram o mundo inteiro.

Faltando menos de uma semana para o encerramento da votação, um nome de peso somou forças para ajudar na campanha. O jogador argentino Messi, que na época já acumulava dois títulos de melhor jogador do mundo, gravou e divulgou dois vídeos em suas redes sociais incentivando seus seguidores a votar para que as Cataratas do Iguaçu fosse eleita uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Antes dele, os jogadores brasileiros Kaká e Ronaldo Fenômeno também já tinham aderido à campanha.

Vale ressaltar que, até aquele momento, as Cataratas do Iguaçu não constavam entre as 10 mais votadas das 28 participantes, na lista parcial divulgada pela Fundação Seven New Wonder.

Às 09h11 do dia 11/11/2011 a votação mundial foi encerrada pela Fundação New Seven Wonders em sua sede na Suíça. Apenas 09 horas depois, o resultado parcial – que levava em consideração apenas a primeira contagem dos votos que ainda passariam por uma validação que poderia alterar o resultado final – foi divulgado e recebido na fronteira entre Brasil e Argentina com uma comemoração digna de uma final de Copa do Mundo. O prefeito de Foz do Iguaçu na época, Paulo Mac Donald Ghisi, chegou a afirmar à imprensa que a cidade estava recebendo o título da “Copa do Mundo da Natureza”.

O governador da província argentina de Misiones (estado) na época, Maurice Fabián Closs, conclamou a população para participar de uma queima de fogos na Ponte da Fraternidade, que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, depois das 18h30. Estiveram presentes na comemoração da Ponte, autoridades municipais de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

A comemoração na Ponte Internacional Tancredo Neves entrou para a história como um dos poucos, ou talvez o único, momento em que brasileiros e argentinos formaram uma única torcida e chegou a ser lembrado pela Loumar Turismo em 2018. Veja o vídeo:

Na entrega oficial do título, já em maio de 2012, cerca de 30 mil pessoas assistiram a entrega da placa da Fundação New Seven Wonders às autoridades locais e aos integrantes do Comitê Local de Apoio às Cataratas no evento organizado no Gramadão da Vila A. Antes e depois do ato oficial, o público presente acompanhou shows musicais. Às 18h30, o grupo iguaçuense Soul Funk deu início a festa que seguiu com apresentação da Banda Mais Bonita da Cidade, Cidade Negra e do cantor sertanejo Daniel que encerrou o evento.

Curiosidades
O Brasil é o único país com duas maravilhas da natureza na lista. As Cataratas e a Amazônia também são as únicas maravilhas localizadas no Ocidente e ambas são compartilhadas por mais de um país. No caso, as Cataratas estão na fronteira do Brasil com a Argentina. Já a Amazônia reúne o Brasil, a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana, a Guiana Francesa, o Peru, o Suriname e a Venezuela.

 

Previous slide
Next slide