Agora, o local conta com um uma loja de fotografias, uma de artesanato, uma de souvenirs e um café bistrô com deck. O novo ambiente tem cerca de 70 m2 e foi projetado para suprir uma reivindicação antiga dos turistas. "Muitos visitantes nos deixaram esta sugestão e agora a executamos", disse a gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Jurema Fernandes.
A nova infraestrutura deveria ser entregue ainda em 2014, mas, a empresa que venceu a licitação na época, decretou falência. "O espaço era para estar funcionando antes da Copa do Mundo, mas, tivemos que rescindir o contrato e abrir uma nova licitação. O espaço agrega muito para o Complexo Turístico", falou o superintendente de Comunicação da Itaipu, Gilmar Piolla.
Ainda em fase de testes, a estrutura será integrada a um novo modelo de visitação que vai ser implementado em Itaipu a partir do dia 01º de fevereiro, o circular. "Aqui será um espaço onde os turistas poderão ficar quanto tempo quiserem, diferente de hoje que eles chegam com o ônibus e apreciam o local por cerca de 10 minutos. Isso permitirá que o visitante fique mais tempo na usina", finalizou Piolla.
A turista Lucilene Carmona, de Osasco (SP), está em Foz do Iguaçu pela primeira vez e aprovou o ambiente. "Mesmo curtindo as férias, a gente fica em um ritmo frenético, para tentar conhecer o máximo de atrativos da cidade que estamos conhecendo. Entretanto, a beleza de Itaipu com as comportas abertas, acompanhada de um cafezinho, foi bem convidativo para desacelerar e aproveitar o momento", concluiu.