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Negócio a Negócio terá apoio da Caciopar, no oeste

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O Programa Negócio a Negócio, uma iniciativa do Sebrae/PR, pretende atender 80 mil microempresas e empreendedores individuais no Paraná, em 2010. Somente no oeste do Paraná, estima-se que serão 8,3 mil negócios atendidos pelo Programa, uma meta que será atingida por meio de parcerias com entidades de diversos municípios da região.

Na sexta-feira (09) o Programa formaliza mais uma parceria regional. A partir das 9 horas, no escritório regional do Sebrae/PR em Cascavel, estarão reunidos executivos e técnicos ligados à Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). No evento, além a assinatura do termo de cooperação entre as entidades, haverá capacitação para os novos integrantes do Negócio a Negócio.
 
“Nesse encontro de formalização da parceria com a Caciopar, iremos lançar a campanha e capacitar executivos e técnicos para trabalharem no Programa em prol das empresas de pequeno porte da região. O objetivo maior para todo o empenho, tanto do Sebrae/PR quanto das entidades que atuam no Negócio a Negócio, é poder apresentar aos empresários algumas das soluções para o desenvolvimento de seus negócios”, afirma o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz.
 
A Caciopar integra 46 associações comerciais e industriais da região. Dessas, 11 já aderiram ao Programa e estão em fase de contato e orientação a empresas que se enquadram no atendimento gratuito do Negócio a Negócio. “A aliança com a Caciopar vai fazer com que outras associações municipais conheçam o Programa e possam iniciar o trabalho para o desenvolvimento das microempresas do oeste paranaense”, diz a consultora do Sebrae/PR em Cascavel, Danieli Doneda.
 
O atendimento do Negócio a Negócio é realizado por meio de visitas e orientações empresariais, realizadas por consultores credenciados do Sebrae/PR. Ao todo, são três visitas em cada empresa: a primeira para diagnóstico, a segunda para a elaboração de um plano de ação e a terceira para acompanhamento dos resultados. Os empresários também poderão receber orientação nas entidades parceiras por meio de material didático sobre os temas: “Como Garimpar Clientes”, “Passo a Passo do Planejamento Estratégico” e “Inovação na Prática”.
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