A concessionária responsável pela visitação do lado argentino das Cataratas do Iguaçu anunciou o adiamento da reabertura do circuito Garganta do Diabo, fechada desde outubro de 2023, após uma das maiores cheias da história do Rio Iguaçu danificar cerca de 70% das passarelas.
Na tarde de ontem, quinta-feira (11), em evento com a presença de autoridades do Parque Nacional do Iguaçu, da Argentina, e do Governador da Província de Misiones, foi anunciada a reabertura do circuito ao público. A estrutura, em reforma desde março deste ano, recebeu um investimento de 1 milhão de pesos.
A reabertura ao público estava marcada para a manhã deste sábado (12). No entanto, a Administração de Parques Nacionales (APN) da Argentina decidiu adiar a reabertura devido ao iminente aumento da vazão do Rio Iguaçu, que já ultrapassa 5.000m³ e deve chegar a 10.000m³ devido às fortes chuvas na região Sul do Brasil.
Apenas uma medida preventiva
A medida visa garantir a segurança dos visitantes e proteger as trilhas, que podem ser desmontadas para oferecer menor resistência à força das águas caso o nível do rio atinja os passadiços. No lado argentino, essa medida é adotada sempre que a previsão indica aumento de vazão superior a 7.000m³.
O sistema instalado nos passadiços permite que a estrutura se dobre ante a força das águas, repousando sobre o leito do rio e podendo ser recuperada após a diminuição do nível das águas. Esse sistema foi crucial para a recuperação das estruturas danificadas em outubro de 2023.

O circuito Garganta do Diabo, uma das atrações mais exuberantes e procuradas pelos turistas, percorre uma trilha suspensa de 1.100 metros sobre o Rio Iguaçu até a belíssima vista das quedas d’água que levam o nome de Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu.
Apesar do adiamento preventivo, espera-se que a concessionária Iguazu Argentina, responsável pela visitação do lado argentino do parque, anuncie uma nova data para a reabertura ao público ainda na próxima semana.
Fotos: Kaká Souza / Portal Clickfoz