A música é inerente ao ser humano e a cerveja uma das bebidas mais antigas da humanidade. Tanto que essa bebida era servida na cesta básica dos trabalhadores das pirâmides no antigo Egito, sob a denominação de “o pão líquido”. A primeira notícia que se tem da fabricação de cerveja data aproximadamente de 2600 a 2350 a.C!
Em uma festa animada ou relaxando em casa no final de semana, a música é uma arte que combina muito bem com a companhia de uma(s) boa(s) cerveja(s). Tanto que em Outubro ocorre uma das festas mais celebradas – e copiadas – do mundo, justamente uma que une harmonicamente ambas: cerveja e música.
Independente de você planejar neste mês visitar Marechal Cândido Rondon, Blumenau ou só sonhar com aquela viagem ao festival de Munique, na Alemanha, o clima de festa contagia. Tanto que me empolguei e bolei um top 5 de músicas para se ouvir bebendo uma cervejinha!
Mas calma, tem alguns pré-requisitos para figurar nessa lista: nada de relacionar as divertidíssimas músicas tradicionais das rodas de dancinhas. Essas vocês já estão carecas de escutar ano após ano no repertório indelével da Oktober e genéricos. Aqui vai um top 5 de músicas rock n’ roll, feitas para se ouvir bebendo. Na companhia de canecas de loiras, ruivas ou morenas: tanto faz! Escolha a de preferência e ligue o som no talo:
5 – Rock Rocket – Cerveja Barata
Qual dos leitores adepto do consumo da loirinha gelada já não se viu na pindaíba do fim do mês rondando a cidade em busca daquele boteco com a cerveja mais barata possível? Não importa a marca, desde que gelada!
Situação comum entre os adeptos do happy hour. Eu, particularmente, já me vi nessa situação descrita pela música algumas vezes. No fim do mês, aquela sinuca com a cerveja servida no copo americano às vezes é não só a única, mas a melhor opção para uma noite de verão. E pode ser Santa Cerva, Spoller, Zani ou Conti: geladinha desce que uma maravilha. Aqui a homenagem a cerveja barata, salvadora de noites perdidas.
4 – Matanza – O Chamado do Bar
Mais uma música rápida, suja e direta. Daquelas que o Matanza é especialista em compor. Os cariocas têm ainda outros grandes hits nesse universo, como “Estamos todos bêbados”, “O Último Bar” e “Ressaca sem fim”. Pros roqueiros que batem cartão no bar, diversão na certa.
3 – Psychostick – Beer!
A música mais pesada que eu conheço abordando o tema. Clipe tosco e engraçadíssimo!
2 – Velhas Virgens – Eu bebo sim
Talvez o maior clássico nacional sobre bebidas alcoólicas. Um verdadeiro hino cantado em massa desde 1997, com o lançamento do clássico segundo álbum do Velhas, “Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro!”.
1 – The Poges – In Heaven There is no Beer
Tradicional música irlandesa. A letra, em ritmo de festa, também a torna perfeita para se dançar em uma Oktober. Veja só: “No céu não tem cerveja. É por isso que a bebemos aqui. E quando partirmos daqui, nossos amigos vão beber toda a cerveja”. Clássico! A banda londrinense Terra Celta também tem uma ótima versão dessa mesma música. Procure escutar.
Bônus – Rob Manuel and Daniele Davoli – Beer Beer Beer
Divertida música e animação em stop motion produzida por membros do hilário Rather Good.
É isso aí pessoal! Despeço-me com um aviso: vai na OktoberFest? Se sim, nada de exageros! Com responsabilidade é possível curtir a festa do início ao fim, sem se envolver em problemas! E se for beber, deixe o carro em casa. Bebida e volante não combinam!
Abraço e boas festas!