Os prefeitos da AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, participam na quinta e sexta (24 e 25), no PTI da 5ª Assembleia Geral Ordinária da Entidade.
A pauta de discussões é extensa e traz como destaque o transporte escolar dos alunos da rede estadual que é feita pelos municípios e estes não vem recebendo o repasse de recursos do governo do estado pela realização do serviço. Esse atraso no pagamento gerou polêmica, principalmente em Foz do Iguaçu, onde durante quase dez dias o transporte dos estudantes ficou suspenso.
O impasse que ocorreu em abril, só foi resolvido depois que o governador Beto Richa se comprometeu em iniciar o repasse das verbas destinadas ao serviço. Para AMP – Associação dos Municípios do Paraná, a demora no repasse poderia ter sido evitada. Os municípios ficam vulneráveis juridicamente quanto aos gastos com o transporte dos alunos da rede estadual, por isso a importância de discutir esse assunto.
A abertura da assembleia será na quinta (24), às 19 horas, no Catamarã, com um jantar e apresentações artísticas. Na sexta (25), a partir das 9 horas, no PTI, os 45 prefeitos que já confirmaram presença se reúnem para o encontro.
O comandante do Batalhão de Fronteira, Erich Wagner Osternack, fará uma explanação sobre a “Segurança Pública no Oeste”. Na sequência será aberta a discussão do transporte escolar da rede estadual feita pelos municípios e as medidas que os prefeitos poderão adotar.
Também serão apresentadas propostas de parceria com o Sebrae para a realização de ações de desenvolvimento no setor industrial. Encerrando as atividades no período da manhã, volta a ser discutido o tema educação sobre os cursos de ensino superior.
A assembleia será retomada às 14 horas, com a assinatura do convênio entre AMOP, Itaipu e PTI, para a instalação de uma sala, no Parque Tecnológico Itaipu, para atendimento aos prefeitos. Será um espaço bastante utilizado, já que a Itaipu tem trabalhado muitas parcerias com os municípios do oeste.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, também participará do encontro e falará sobre os investimentos em estradas no Oeste do Paraná.
Outro secretário do governo do estado que estará presente, é o do Turismo, Faissal Saleh, que debaterá sobre o núcleo regional de fronteira. Já o coordenador da regional sul do Ministério de Relações Institucionais, Nelson Brum Motta, terá como tema “restos a pagar do governo federal”.