Search
Previous slide
Next slide

Muçulmanos encerram na terça (6) Ashura em luto ao mártir do Islã

Previous slide
Next slide

Árabes de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este encerram na terça-feira (6) a Ashura. O ritual de luto acontece há 14 séculos, desde o assassinato do neto do fundador do Islã, Iman Al Hussein junto com a família dele e 72 seguidores. A última celebração começa ás 7h, encerrando ao meio dia, hora da morte pelo calendário Islâmico.

Comércio – Parte das lojas em Ciudad del Este e em Foz do Iguaçu estarão fechadas. “É um dia de luto onde fazemos nosso feriado em memória ao mártir Al Hussein e todos os mártires do Islã”, disse o guia religioso da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz, Sayed Hussein Mahmoud Hijazi.

Ele veio do Líbano para conduzir os dez dias de oração. A previsão é mais de 1,5 mil muçulmanos façam a última homenagem. Todas as noites, desde o dia 26, quando iniciou o luto, a frequência tem sido de 800 pessoas. A exemplo do ano passado, a cerimônia é aberta a toda a comunidade.

“É um momento de reflexão. O sacrifício do Iman Al Hussein é a luta do oprimido, então não é um momento apenas do muçulmano, mas de todos aqueles que sofrem em busca de justiça”, traduziu o presidente da Sociedade Beneficente Islâmica (SBI), Mohamad Mahmoud Hijazi, irmão do guia religioso.

Pela narrativa do Alcorão – livro islâmico – o pregador, a família e os amigos foram mantidos reféns por 40 dias. Os algozes não permitiam nem água ou comida, dizimando parte do grupo de fome e sede. Ao saber que não sobreviveria, o neto do profeta Mohammad teria pedido que fossem distribuídos alimentos aos moradores da cidade onde ele havia nascido.

Desde então, o costume tem-se repetido com o mesmo rigor da época. Deste modo muitos voluntários da SBI passam a madrugada cozinhando para que todos os que comparecerem ao último dia do luto retornem para casa com alimentos. “Vamos fazer o arroz do Ramadan, o alimento tradicional do Ramadan – período do jejum”, explicou a presidente da Associação Senhora Fátima, Nada Alzien Hijazi.

Almoço – Serão cerca de 250 quilos de carne, 25 quilos de arroz para o prato principal. “Ninguém vai sair sem alimento e todos são convidados”, antecipa à voluntária. Após o término da celebração de amanhã, o prédio da SBI manterá por mais 30 a decoração feita com tecido preto, período para completar os 40 dias de luto.

Previous slide
Next slide