Search
Previous slide
Next slide

Mortes por câncer ginecológico diminuem em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

cancer-de-mama
A Sociedade Brasileira de Mastologia prevê que uma a cada dez mulheres terá câncer de mama na próxima década. Só esse ano, o Ministério da Saúde estima que os diagnósticos positivos cheguem a 60 mil. Anualmente, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra 14 mil óbitos no Brasil. Mas em Foz do Iguaçu, o índice de mortes por câncer de mama diminuiu 56%. Os dados foram divulgados nessa terça-feira, 04, pela 9ª Regional da Saúde durante a abertura oficial do Outubro Rosa.

O levantamento mostra que em 2014 o município registrou 32 óbitos. No ano seguinte, o índice foi de 18 mortes. A taxa de mortalidade é mais acentuada na faixa etária de 50 a 70 anos. Entre os nove municípios da região Oeste, apenas Matelândia e Medianeira registraram aumento nos casos de morte por câncer de mama. No total, a 9ª Regional registrou 45 óbitos em 2014, e 29 em 2015. Houve redução também nos óbitos por câncer de colo de útero. Em Foz, foram nove mortes em 2014 e seis em 2015, diminuição de 66%.

A redução da mortalidade pode estar ligada ao diagnóstico precoce da doença. “Temos várias ferramentas como a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética. Quando o câncer é descoberto no começo, a chance de cura é de 95%”, disse o médico cancerologista Arnaldo Pereira Cortez durante a solenidade. “

O Outubro Rosa é um mês para chamar a atenção para a importância da prevenção, mas as mulheres devem buscar os exames o ano todo”, recomendou a coordenadora regional do Programa de Prevenção ao Câncer Ginecológico, Aldamira Affornalli. “Nesse mês, temos mais de mil mamografias disponíveis para a população, mas as mulheres podem procurar sua unidade de saúde de referência e fazer o agendamento sempre que quiserem”, explicou a responsável técnica pela Atenção Básica, Rozineide Batista dos Santos.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres façam o Papanicolau a partir dos 25 anos e a mamografia depois dos 40. A balconista Nelly Antunes, de 41 anos, aguarda para fazer o procedimento de reconstrução da mama esquerda. Ela fez a mastectomia (remoção da mama) 45 dias após o diagnóstico. “Eu fazia a mamografia anualmente e descobri o câncer dez meses após um desses exames, em 2013. O tumor já estava grande e ainda havia uma inflamação”, lembra Nelly. Foram dias difíceis, mas ela encontrou apoio. “Faço parte da Unican, uma entidade que ajuda muitos os portadores de câncer e posso afirmar: a dor passa”, disse.

A União Iguaçuense de Apoio as Pessoas com Câncer (Unican) foi criada para auxiliar a todos os pacientes, seja qual for o tipo de tumor. Desde que foi fundada, há cinco anos, já cadastrou 362 pacientes. Só com câncer de mama, 13 mulheres são atendidas atualmente. “Elas recebem atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento, suplemento alimentar e ainda prestamos auxilio às famílias”, explicou a assistente social da Unican, Claudia Medeiros.

Exposição

A balconista Nelly Antunes, que aguarda pelo procedimento de reconstrução da mama e ainda está em tratamento, foi modelo para um ensaio realizado no ano passado pela fotógrafa Fabiana Copetti. Com o título “Envolva-se”, a exposição revela a beleza da mulher que enfrentou o câncer de mama, suas dores e perdas, e o renascimento para a vida. As fotografias, que fazem alusão ao Outubro Rosa, poderão ser apreciadas a partir da próxima sexta-feira, 07, na biblioteca do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). No dia 18, a exposição estará no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Usina de Itaipu.

fotografia-cancer-de-mama

Programação do Outubro Rosa nas UBSS

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Foz do Iguaçu vão oferecer períodos especiais para as mulheres durante o Outubro Rosa. Desde segunda-feira, 03, a UBS Jupira dedica o turno da tarde para coleta de preventivo, agendamento de mamografias e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. Os atendimentos serão mantidos até sexta-feira, 07, das 14h30 às 17h30.

No Jardim América, também haverá uma semana de Outubro Rosa, entre os dias 17 e 21, das 9h às 12h, e das 13h às 17h. Além dos exames de rotina, estão previstas palestras sobre câncer de colo de útero e informações sobre HPV. No posto de saúde Curitibano, a programação especial também começa no dia 17 e vai durar uma semana, com atendimentos entre 13h e 18h. Além dos preventivos, haverá palestra sobre a saúde da mulher.

A UBS Cidade Nova fará atendimentos no dia 21, das 7h às 13h. No Porto Belo, a programação será no dia 22, das 9h às 14h. A UBS Vila C Velha também realiza o Outubro Rosa no dia 22, das 8h às 12h.

As unidades São João, Vila C Nova e AKLP vão intensificar o agendamento de mamografias e preventivos durante todo o mês. Na AKLP, às quartas-feiras (5, 19 e 26 de outubro), haverá palestras sobre câncer ginecológico e saúde bucal.

Previous slide
Next slide