Search
Previous slide
Next slide

Moradores de Matelândia e Medianeira comemoram duplicação da BR-277

Previous slide
Next slide

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), vinculado à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, autorizou a liberação do tráfego dos 14,4 quilômetros de duplicação entre Matelândia e Medianeira, na BR-277, na região Oeste. A obra teve investimento de R$ 49,3 milhões e foi executada em parceria do Governo do Estado com a concessionária Ecocataratas. A duplicação traz mais segurança e desafoga o trânsito na região.

“Esta grande obra era um pedido antigo da população da região e faz parte do programa de modernização do Anel de Integração, do Governo do Estado. Além de aumentar a competitividade do Paraná, oferece mais segurança aos motoristas”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho.

Foto: Jorge Woll/DER/SEIL
Duplicação entre Matelândia e Medianeira na BR 277 já está liberada e anima moradores da região.

 

Além das pistas estão liberadas duas trincheiras (quilômetros 669 e 673) e dois viadutos (quilômetros 667 e 674). “Todas as obras desta duplicação vão desafogar o tráfego da rodovia BR-277, o que vai melhorar o escoamento de produtos da região e a segurança dos usuários”, informou o engenheiro do DER, Carlos Rolando Razzini. O engenheiro disse que a Ecocataratas pretende terminar em 30 dias os serviços complementares, como corte de vegetação, acabamento no meio-fio e nas canaletas, e finalização da sinalização vertical.

Moradores, comerciantes e empresários dos dois municípios beneficiados com a duplicação, estão satisfeitos com a obra. “A duplicação agiliza o fluxo dos veículos, além de beneficiar a economia de toda a região Oeste, o tempo percorrido e a segurança dos motoristas”, disse o empresário de transporte de pessoas e cargas de Matelândia, Mário Grando.

Para o comerciante e presidente da Associação Comercial de Matelândia, Amauri Cozer, a duplicação facilita o transporte de produtos. “Vamos ganhar tempo para transportar os nossos produtos daqui para fora da região, o que vai melhorar a vida de todo mundo”, disse Cozer. “Os municípios vão progredir muito, assim como o nosso turismo. Assim como a logística de entrega das mercadorias. Isso aquece a nossa economia”, completou a empresária e comerciante Justina Fávero.

A economia no combustível e na manutenção dos veículos é o que chama a atenção do caminhoneiro da região, Odair Goulart. “Com essa duplicação, vou ganhar uma hora fazendo o mesmo trajeto”, afirmou Goulart.

Para o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Medianeira, Ivonir Lodi, toda a população está satisfeita com a duplicação. “Essa duplicação, entre Medianeira e Matelândia, é a concretização de um sonho”, completou o empresário e presidente do Sindicato do Comércio de Medianeira, Danilo Tombine.

Outro trecho –  O Governo do Estado está analisando os projetos executivos, encaminhados pela concessionária, para duplicar outro trecho da BR-277, entre Matelândia e Cascavel, passando por Ramilândia, Céu Azul e Santa Tereza do Oeste. O governo Beto Richa e a concessionária Ecocataratas firmaram acordo no início do ano para esta obra. Serão investidos quase R$ 98 milhões na duplicação.

Previous slide
Next slide