Percorrer grandes distâncias dentro da usina será mais fácil graças a um sistema de compartilhamento de triciclos elétricos, que não emitem poluentes ou provocam ruídos. A maior parte dos veículos ficará estacionada em pontos de retirada e devolução, que serão criados em locais como a Casa de Força e o Almoxarifado. A previsão é que os pontos dos equipamentos – que podem atingir uma velocidade de até 28 km/h – estejam disponíveis em cerca de quatro meses.
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Treinamento com agentes de segurança na primeira etapa do uso dos triciclos, os novos VE’s da frota de Itaipu. |
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“Imaginamos que esses triciclos serão muito úteis para o pessoal da Superintendência de Materiais, vigilância e à área técnica, mas ainda estudaremos como será o uso em complemento aos meios de transporte já existentes”, explicou o engenheiro Márcio Massakiti, da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável (AM.TE), área responsável pelo projeto.
De acordo com a AM.TE, a ideia é melhorar a mobilidade e agilizar o trabalho em espaços como a Casa de Força, que possui quase 800 metros de extensão, a partir da proposta de compartilhamento de veículos.
Quem já testou o Trikkes aprova o novo reforço da frota de VE’s. “Só fiquei insegura no começo, mas depois é muito simples. Acho que este triciclo vai nos ajudar muito no patrulhamento”, disse a agente de segurança Regiane Biassu Ramos, após teste feito na última quinta-feira no Galpão 5 (G5), no Almoxarifado.
Para o agente Luiz Donizete Arruda, o silêncio do triciclo ajudará nas abordagens do patrulhamento. “Ele é muito silencioso, o que para nós é fundamental. E não é difícil de operar: é como andar de bicicleta”.
Na vigilância da usina, o triciclo dá a vantagem de aumentar a altura do agente de segurança em relação à linha do piso. “Essa diferença de trinta centímetros ajuda no patrulhamento”, avaliou o gerente do Departamento de Operação de Segurança (SEO.AD), Alexandre de Andrade Cardoso.
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Alexandre Cardoso (SEO.AD) conduz o treinamento dos agentes na semana passada. |
Nesta primeira etapa, Itaipu contará com uma frota de 25 triciclos do modelo “Trikke”, desenvolvido inicialmente em Curitiba e depois nos Estados Unidos. Deste total, dois foram entregues para a Segurança Empresarial (SE.AD), área escolhida para testar o aparelho.
Na última semana, os 152 agentes de segurança iniciaram o treinamento sobre as três rodas do Trikke. A previsão é que todos estejam preparados para operar os veículos a partir da próxima semana.
Da casa – Os Trikkes da frota de Itaipu foram montados no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) da binacional, a partir da aquisição do quadros, motores, controladores, inversores e bateriais.