Depois de três anos de obras, será inaugurado nesta sexta-feira o laboratório químico e eletroeletrônico de Itaipu. A solenidade, marcada para as 9 horas, terá a presença de conselheiros e diretores deItaipu.
Convênio – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, e o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, participam, em Itaipu, da solenidade de assinatura do convênio de cooperação para a instalação do Instituto Nacional de Águas– Unidade Itaipu, que funcionará no PTI.
O instituto terá como principais objetivos elaborar pesquisas e estudos sobre a cultura da água, desenvolver tecnologias para recuperação defontes e estabelecer projetos educacionais para o aproveitamento,manejo e preservação da água.
A experiência da Itaipu nas questões relacionadas ao uso, tratamento e monitoramento de água, e as iniciativas do Programa Cultivando Água Boapara recuperação de bacias hidrográficas serão de grande importânciapara o embasamento dos trabalhos do novo instituto.
O know how de Itaipu inclui o estudo de bacias assistido por computador– viabilizado com a implementação do Centro Internacional de Hidroinformática da Unesco –, a medição de vazões com medidoresDoppler, a questão da segurança de barragens e o aproveitamento hídricodesenvolvido ao longo dos mais de 35 anos de existência da usina binacional.
Equipes de Itaipu, do PTI e do Ministério da Ciência e Tecnologiaparticipam do projeto, que foi anunciado pelo presidente Lula no dia 26de maio, durante a solenidade de abertura da 4ª Conferência Nacional deCiência e Tecnologia e Inovação, em Brasília.
Nova linha de transmição – As obras do linhão de 500 kV, que garantirá o fornecimento de energiapara a capital paraguaia, estão prestes a começar. Na (18), será assinado o contrato com a empresa paraguaia Benito Roggio eHijos, que venceu o pregão para as obras de terraplanagem do local ondeserá construída a subestação de Villa Hayes, próximo a Assunção.
A assinatura deve acontecer por volta das 13h30, após a Reunião do Conselho de Administração de Itaipu.
A expectativa é que a terraplanagem esteja finalizada em menos de um mês, para que possam ter início as obras da subestação.