Search
Previous slide
Next slide

Ministro do Turismo anuncia investimentos de R$ 1,5 milhão para capital da uva e do vinho

Previous slide
Next slide

O município de Bento Gonçalves (RS) receberá cerca de R$ 1,5 milhão em investimentos para desenvolvimento do seu setor turístico. É o que foi anunciado na quarta-feira (22) pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, em cerimônia de assinatura dos convênios com o prefeito Roberto Lunelli e o secretário estadual de Turismo, Heitor Goulart. “Estamos firmando a liberação de recursos importantes para obras de infraestrutura turística aqui na capital da uva e do vinho. Esses investimentos irão valorizar o comércio, o passeio do turista e também o lazer dessa população tão hospitaleira”, afirmou o ministro.

Os repasses serão utilizados na implantação de sinalização turística além da reforma e modernização do Parque de Eventos Fenavinho e do Centro de Atendimento ao Turista na entrada da cidade. “É com investimento e muito trabalho de todas as instâncias de governo e da iniciativa privada que Bento Gonçalves se consolida em um dos principais destinos turísticos do Brasil. E é com mais trabalho e investimento que esta cidade se prepara para a Copa de 2014, pensando em atender com qualidade os turistas e quem sabe um seleção durante os jogos”, salientou Barretto.

Durante as cerimônias de assinatura dos convênios, o ministro Luiz Barretto anunciou também que Bento Gonçalves será a cidade-piloto na utilização do Software de Gerenciamento do Turismo criado pelo Ministério do Turismo (MTur). “Essa ferramenta vai permitir aos destinos indutores e ao ministério gerenciar em tempo real as ações e metas definidas dentro Programa de Regionalização do Turismo. O programa foi desenvolvido com os dados e a metodologia já utilizada nos 65 destinos indutores.”

Situada na Serra Gaúcha, Bento Gonçalves já havia sido a cidade-piloto ao receber o Estudo de Competitividade Turística do MTur, responsável por definir os 65 Destinos Indutores do turismo brasileiro. Essas regiões forma escolhidas como prioridade a receber iniciativas e investimentos do governo federal bem como funcionar como pólos de desenvolvimento econômico e social em suas regiões.

Principal produtora de uva e vinho do Brasil, a região turística do Vale dos Vinhedos, onde se encontra Bento Gonçalves, recebe uma grande quantidade de turistas durante o inverno para degustar seus produtos. Segundo a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o número de visitantes vem crescendo. Neste ano, a expectativa é de um incremento de 15% em cima dos 65.200 de 2008. Somente de 21 de junho a 15 de julho, já haviam sido contabilizados quase 36 mil turistas.

Previous slide
Next slide