Feliz aniversário Foz do Iguaçu!
Parabéns por muitas coisas, principalmente pelo seu por do sol que é lindo e único, pela sua paisagem, inclusive as árvores da Avenida Paraná as quais eu gosto tanto, pelas suas águas que tanto lhe destaca e pela sua gente, algumas nascidas aqui e outras de tantos lugares e que aos poucos estão aprendendo a ser realmente sua, ou seja, vendo-a e tratando-a como lar.
Ainda não tens um século de vida, és bastante jovem, e talvez isso seja uma das justificativas pelo fato de que ainda há muito que aprender, mudar e conquistar. Por isso, desejo-lhe as mais importantes e primorosas realizações, e os meus maiores desejos, enquanto artista são o reconhecimento, valorização e disseminação de sua cultura… a cultura de sua gente.
Que os seus inúmeros artistas, agentes culturais e prestigiadores busquem a organização de forma coletiva para obter mais criação, mais qualidade e mais incentivo para expressar sua arte e sua cultura. Que a visão de melhor educação não seja reduzida apenas à quantidade e sim em qualidade, buscando assim maior associação entre cultura e educação, pois educadores jamais poderão passar conceito de cultura a terceiros sem ter a plena convicção da concepção, consciência e vivência da mesma.
Outros povos estão chegando e junto com eles, outros sonhos, desejos e necessidades que consequentemente irão somar e fortalecer os sonhos, desejos e necessidades dos que estão aqui já há algum tempo quase sem esperança.
Dar valor aos seus recursos naturais também significa conhecer, respeitar e valorizar a sua gente, pois são as pessoas que podem construir ou destruir, crescer ou regredir, continuar ou parar, acreditar ou desistir, abandonar ou amar e isso não é só questão de opção e sim de estímulo, educação e cultura.
*Claudia Ribeiro é atriz, contadora de história, produtora, dramaturga e professora.