Search

Meninos do Lago vencem a terceira etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2012

 

A equipe Meninos do Lago, projeto mantido pelo Programa de Proteção à Criança eao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional, foi a grande vencedora da 3ª etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2012. Na pontuação geral, ficou 100 pontos à frenteda equipe paulista de Piraji, uma das mais experientes do País. As provas foram disputadas neste final de semana no Canal Itaipu em Foz do Iguaçu. A solenidade depremiação ocorreu no início da tarde deste domingo.
 
Foto: JIE
 

 

 
 
Na categoria C2 masculino júnior, os atletas iguaçuenses Daniel Siqueira dos Santos e Felipe Santana fizeram a prova em 132 segundos e ficaram em primeiro lugar, 43segundos de vantagem sobre a dupla de Piraju (SP), Clóvis Afonso Motta Júnior eHenrique de Souza.
 
 
Pontuação – A equipe do Instituto Meninos do Lago (Imel) terminou com 2.475 pontos. A equipePiraju atingiu 2.375. Já a equipe Primavera do Leste fez 775 pontos.
Atletas de elite. A 3ª etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2012 reuniu um total de 246 atletas em 260 embarcações. Foram 169 canoístas na segunda divisão e outros 77 na primeira.Vieram para a disputa canoístas do Paraná, São Paulo, Rio de janeiro, Rio Grande doSul e Mato Grosso.
 
 
Oportunidade – Victor de Lima Festa, tem apenas 8 anos de idade – é o caçula do grupo-, mas se agarra a  oportunidade de integrar o Meninos do Lago como se fosse um adulto. Há dois meses, ele foi selecionado para o grupo. “O que tiro de mais proveito? A chance de estar entre pessoas bacanas e cair na água, que eu adoro”.  
Seleção e incentivo
 
Para participar do projeto, é necessário tirar boas notas na escola, ter bom comportamento e comprometimento. A maioria dos atletas é de família de baixa renda. Como incentivo, eles recebem bolsa-auxílio, equipamentos e transporte.
 
Canal de grandes disputas – O Canal Itaipu já sediou campeonatos brasileiros, pan-americanos e mundiais. Para as próximas competições, a infraestrutura local vai ser ainda melhor. Já está em andamento um projeto para a construção de um galpão para armazenamento dos equipamentos dos atletas, entre outras novidades.
 
Revelação mundial – A atleta mais famosa do Brasil, a jovem Ana Sátila, revelação da modalidade e representante brasileira nos Jogos Olímpicos Londres 2012, integra a Equipe Permanente de Canoagem Slalom que treina no Canal Itaipu.
 
Calendário Oficial – A 3ª etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom faz parte calendário nacional da modalidade. O evento é organizado pela Federação Paranaense de Canoagem, Confederação Brasileira de Canoagem e Instituto Meninos do Lago, e tem o apoio da Itaipu Binacional.
 
 
Solenidade de premiação foi no começo da tarde deste domingo no Canal Itaipu – A equipe Meninos do Lago, projeto mantido pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional, foi a grande vencedora da 3ª etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2012. Na pontuação geral, ficou 100 pontos à frente da equipe paulista de Piraju, uma das mais experientes do País. As provas foram disputadas neste final de semana no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. A solenidade de premiação ocorreu no início da tarde deste domingo.
 
 
Na C1-masculino menor, outro iguaçuense, o atleta Nícolas Lozano Gomes, levou a melhor sobre o conterrâneo Guilherme Rodrigues. O campeão fez a prova em 148,28 segundos contra 198,02 do segundo lugar.
 
 
De olho no Mundial e na Olímpiada – A 3ª etapa da Copa Brasil é uma preparação para o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 em 2015, que será disputado também no Canal Itaipu, considerada uma das melhores pistas do mundo para a prática desse esporte.  Eles também estão de olho na Olímpiada que será disputada em 2016 no Rio de Janeiro.
 
Evolução –  Para Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, a terceira etapa Copa Brasil de Canoagem Slalom 2012 disputada em Foz do Iguaçu mostrou que a canoagem está evoluindo rapidamente no País.
“Hoje, os atletas conseguem atingir suas metas muito mais rápido. E isso ocorre graças aos investimentos, parcerias e apoio do poder público”. E deu como exemplo o Meninos do Lago. Mantido desde 2009, o projeto já conseguiu se destacar em várias competições.
 
Para Mirtha Baez, coordenadora do PCCA, mais do que o alto rendimento mostrado pelos atletas iguaçuenses a cada competição, o importante é que esse projeto está mostrando pelos resultados que está no caminho certo. “São meninos e meninas que aproveitam a chance que recebem e superaram as expectativas do ponto de vista do esporte e também da responsabilidade social”. Mirtha não tem dúvida: “a inclusão dessas crianças num esporte considerado de elite abre novas perspectivas de vida em cada um deles”.
 
Superação – Nícolas, campeão da C1, e que integra a equipe Meninos do Lago, tem 13 anos e há três começou a treinar como iniciante. A evolução dele ocorreu a remadas largas. De categoria em categoria, o atleta foi crescendo. Com menos de dois meses competindo na categoria oficial do C1 masculino menor, ele já ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro para a idade dele.“Minha expectativa é integrar a seleção permanente do Brasil, que também treina no Canal Itaipu. Quero defender as cores do País no mundo inteiro”. E para chegar lá, ele treina todo dia. Nícolas reserva os finais de semana para as disputas. Na plateia, o apoio incondicional da mãe. “É importante ganhar esse incentivo da família”, disse, bastante emocionado.