Antes mesmo dos carros acelerarem fazendo a poeira subir na zona rural de Foz do Iguaçu, uma outra corrida já foi iniciada. A edição histórica que celebra os 50 anos do Sebrae e 30 anos do rally de regularidade com o maior percurso do mundo, o Rally dos Sertões, que tem largada prevista para a próxima sexta-feira, 26 de setembro, já colocou outro setor para correr, o gastronômico.
Com objetivo de divulgar a gastronomia criativa dos empreendimentos localizados nas 14 cidades de 8 estados que fazem parte da rota desta edição do Rally dos Sertões, a organização do rally e o Sebrae criaram uma competição de sabores chamada “Concurso Gastronômico Sabores do Sertões Estrela Sebrae 50+50”.
A competição reúne 168 restaurantes distribuídos pelas 14 cidades que serão atravessadas, de Sul a Norte do país, pelos competidores do Rally. Cada restaurante teve o desafio de elaborar um prato, doce ou salgado, que representasse o sabor da região em que está localizado, utilizando ingredientes locais.
Os participantes escolheram um ingrediente, de acordo com sua localização, que foi obrigatoriamente utilizado no preparo do prato, a partir da lista disponível no regulamento do concurso.
Entre os ingredientes definidos para Foz do Iguaçu, que será o ponto de partida do Rally dos Sertões, estão o cordeiro, a mandioca e o chimichurri.
Tanto os competidores, quanto o público do Rally dos Sertões, vão poder experimentar as criações dos chefs e dos restaurantes de cada cidade com preços acessíveis, entre R$ 20 e R$ 60, durante o período do evento. A apuração dos finalistas do concurso está prevista para o dia 23 de agosto com premiação final dos vencedores marcada para acontecer durante o trajeto. Além de receberem troféus e selos de reconhecimento, os ganhadores vão fazer parte de uma publicação especial.
Veja quem são os representantes de Foz do Iguaçu na competição gastronômica
Ao todo, 12 empreendimentos gastronômicos disputam o título em Foz do Iguaçu, são eles:
A Casa do Hamburguer Foz inscreveu na competição seu hambúrguer de cordeiro com salada coleslaw, alface-americana, tomate, queijo coalho, queijo prato, fatias de bacon e molho barbecue.
O Maki Café levou para a competição o bolinho de mandioca com salmão, acompanhado de molho chimichurri argentino.
Já o Mamute Burgers, trouxe para a competição El Primero, um hambúrguer de 160g, com maionese de alho confit, bacon em fatias, molho chimichurri da casa com ervas frescas e queijo muçarela no pão macio tradicional.
O Pátio Pomare trouxe um risoto cremoso com carré de cordeiro ao molho chimichurri e o representante do Empório Pomare é o “Croquete de Mandioca Assado” feito com mandioca empanada na farinha de linhaça dourada, cheiro-verde e carne-seca desfiada. Acompanhado de molho chimichurri.
A Oficina do Sorvete apresentou na competição o A Lei de Mani, um sorvete de mandioca em mel de guabiroba, tule branca, com efeito de brumas que remetem às Cataratas do Iguaçu.
Também estão na competição a Alcatra de Cordeiro do restaurante Porto Fino, a Bisteca Fiorentina da pizzaria Quinta da Oliva, o Brochete Recanto do Hotel Recanto Cataratas Resort Thermas & Convention, o Tropeiro Iguaçu do restaurante Don Liro, o Ojo de Bife assado na brasa do Capitão Bar e o Cordeiro Tupãnguéragui do Veneto Gastronomia.
Outras cidades que concorrem ao título nacional
Além da cidade de Foz do Iguaçu, o concurso gastronômico ainda vai passar pelas cidades de Balsas (MA), Barra dos Garças (MT), Bom Jesus (PI), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Imperatriz (MA), Mateiros (TO), Palmas (TO), Paragominas (PA), Presidente Prudente (SP), Salinópolis (PA), São Félix do Araguaia (MT) e Umuarama (PR).