A implantação do curso de Medicina em Foz do Iguaçu ganhou um novo capítulo na tarde desta segunda-feira (3). Representantes da sociedade civil organizada de Foz reuniram-se na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e apresentaram um “Manifesto Pró-Curso de Medicina na Unioeste”, no campus de Foz.
O documento, assinado por mais de 20 entidades, foi lido na íntegra pela presidente da ACIFI, Elizângela De Paula Kuhn. Segundo ela, o curso de Medicina em Foz é uma das bandeiras levantadas pela Associação, durante sua gestão. “Entre as bandeiras levantadas em minha gestão, uma delas era a saúde. E, sem dúvida, trazer um curso de Medicina para Foz é trabalhar a melhoria da saúde de toda a região, não só do município”, destacou a presidente.
Em um primeiro momento, será levantada uma grande campanha na cidade, com divulgação da ideia através de redes sociais, outdoors, adesivos em carros e outros meios de divulgação. Em seguida, uma audiência deverá ser encaminhada com o governador do Paraná, Beto Richa, apresentando o documento assinado pelas entidades.
Também estava presente o ex-deputado estadual e autor do projeto técnico do curso de Medicina em Foz, Chico Noroeste. O projeto foi aprovado pela Unioeste e também pelo “conselho Universitário, conselho de Extensão e Pesquisa e foi assinado um termo de cooperação, entre o governo do Estado e a Itaipu Binacional, onde eles se comprometem em colocar o Hospital Costa Cavalcanti como hospital de ensino”, revelou Noroeste.
Para o coordenador do curso de Enfermagem da Unioeste, Helder Ferreira, o campus em Foz tem a estrutura necessária para receber um curso do porte de Medicina, já que os dois cursos (Enfermagem e Medicina) possuem matérias em comum, e os mesmos laboratórios poderiam ser usados nos primeiros anos. Ferreira, no entanto, não soube dizer se o curso fosse aprovado, teria condições de estar presente já no vestibular 2012, cujas inscrições já estão abertas. “Seria prematuro, de minha parte, dizer se ele estaria já neste vestibular. Mas há uma intenção do reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando, ao conversar com o governador Beto Richa, de colocar o curso no processo de seleção assim que for aprovado”, disse Ferreira.