O Prefeito de Ciudad Del Este, Miguel Prieto Vallejos, utilizou suas redes sociais e os canais oficiais da prefeitura para convocar toda a população e a imprensa a se juntarem a uma empreitada que ficou conhecida como a “caça” aos Pirañitas, termo local que se refere aos falsos guias de rua que direcionam os turistas para lojas fraudulentas no microcentro da cidade.
A mobilização, em formato de protesto público, teve início na manhã deste sábado, liderada pelo prefeito Miguel Prieto Vallejo, com o intuito de alertar os visitantes e turistas para não serem ludibriados pelos denominados “pirañitas”.
Partindo da sede da prefeitura às 07h00, uma comitiva formada por cerca de 400 funcionários, acompanhados pelos respectivos diretores das áreas de Ordem e Segurança, Polícia Municipal de Trânsito, Defesa do Consumidor e Polícia Turística, deslocou-se para diversos pontos do microcentro.
Em locais identificados como propensos a golpes, devido ao histórico de denúncias contra estabelecimentos comerciais nessas regiões, foram instaladas faixas de alerta.
Na próxima segunda-feira, 04 de março, haverá uma nova manifestação pública convocada pelo prefeito. O alvo da nova manifestação é a própria Policia Nacional do Paraguai. Segundo publicação feita em suas redes sociais, Prieto alega estar farto da morosidade da polícia para acabar com a onda de assaltos que vem assolando Ciudad Del Este.