Os carros nem bem começaram a acelerar e o Sertões já está entregando troféus e medalhas para os primeiros campeões do rally que neste ano completa 30 anos e se desafiou a ser o maior do mundo.
O Sertões premiou a gastronomia local em uma parceria inédita com o Sebrae. A cerimônia foi realizada na Vila Sertões sob comando da diretora executiva do evento, Leonora Guedes e do chef de cozinha Olivier Anquier, que pela segunda vez participa do rally como piloto de Moto.
Responsabilidade social e econômica…
Com o objetivo de valorizar as cidades e incentivar a economia local foi criado o Concurso Gastronômico Sabores do Sertão. No total, serão 14 municípios participantes, do Sul ao Norte do Brasil, acompanhando toda a competição. Em Foz do Iguaçu foram 12 pratos inscritos, entre doces ou salgados. Todos deveriam conter pelo menos um dos três ingredientes regionais propostos pela organização: molho chimichurri, carne de cordeiro ou mandioca. Após divulgadas as opções, o público elegeu os melhores em votação online, somando mais de 800 votos.
O grande campeão da cidade onde o Sertões fez sua largada foi um hambúrguer com chimichurri criado pela Mamute Burgers. O prato ainda é montado com maionese de alho confit, pão tradicional, hambúrguer de 160g, bacon em fatias e queijo muçarela. A ideia foi remontar a história da cidade e, também, do estabelecimento, que foi o primeiro food truck de Foz do Iguaçu.
“Nós fizemos uma campanha muito grande para convidar os clientes a votarem. Enfatizamos o nosso prato e demos muito destaque para a receita e para a história dela. Estamos com a sensação de dever cumprido. É um concurso grande, feito com duas grandes instituições como o Sebrae e o Sertões, e o resultado vai impulsionar ainda mais a nossa empresa.” afirmou Felipe Benvenuto, proprietário da Mamute Burgers.
Legado e abrangência nacional
Além da capacitação fornecida pelo Sebrae aos empreendimentos participantes, o vencedor recebeu, como parte da premiação, troféu e selo de reconhecimento, entregues pelo chef e competidor do Sertões, Olivier Anquier. Os campeões também estarão presentes em um guia especial de comemoração aos 50 anos do Sebrae, com veiculação nacional.
“Não faz sentido a gente passar por essas cidades e só levantar poeira. Queremos deixar um legado. O Brasil é o pano de fundo do Sertões, por isso é importante destacarmos o Turismo, onde um dos aspectos importantes é a gastronomia. A ideia do concurso é escolher qual prato representa melhor cada cidade e fomentar a economia local.” disse Leonora Guedes, Diretora Executiva do Sertões.
A largada para a categoria principal do Rally dos Sertões aconteceu na manhã deste sábado, saindo do portão do Parque Nacional do Iguaçu e cruzando a cidade através de suas vias rurais em direção a Umuarama, onde ocorrerá a segunda etapa do rally.