A Unila divulgou, nesta semana, o Edital PROINT 24/2016, com a lista de inscrições homologadas no Processo Seletivo Internacional para 2017. No total, 1.072 candidatos disputam as 707 vagas destinadas a estudantes estrangeiros. Pela primeira vez, a seleção da Universidade recebeu inscrições de todos os 18 países hispânicos da América Latina. A Colômbia foi o país com o maior número de concorrentes, com 320 candidatos, seguido pelo Paraguai (273), Venezuela (143), Peru (123) e Argentina (58).
A homologação é a confirmação de que a inscrição foi recebida pela Universidade. Agora, o processo está na etapa de checagem da documentação. A Comissão Executiva da Banca de Seleção começou a atuar na análise dos documentos dos candidatos na última quinta-feira, 01°. Formada por 23 membros – entre representantes dos centros interdisciplinares, do Grupo de trabalho permanente de seleção e das pró-reitorias de Graduação, de Assistência Estudantil e de Relações Institucionais e Internacionais -, a Comissão trabalha de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Unila Vila A.
De acordo com o edital, serão desclassificados candidatos que não cumpriram os requisitos ou deixaram de apresentar algum dos documentos exigidos. Os candidatos considerados aptos serão submetidos à análise curricular. A lista final de candidatos selecionados será divulgada no dia 20 de setembro, no site da Unila. Os selecionados terão até o dia 6 de outubro para confirmar o interesse na vaga, por meio de formulário eletrônico. O candidato que não fizer a confirmação perderá o direito à vaga.
Os alunos selecionados irão participar de um Curso de Acolhimento Linguístico e Cultural, oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD), que irá abordar questões sobre língua portuguesa e o ambiente universitário. Os novos alunos deverão estar em Foz do Iguaçu no período de 6 a 10 de marzo para realizar os procedimentos de matrícula. As aulas terão início no dia 13 de março.
Cursos mais concorridos – O curso de Medicina foi o mais procurado, com 318 inscrições homologadas. Em seguida, está o curso de Arquitetura e Urbanismo (74), Relações Internacionais e Integração (73), Cinema e Audiovisual (71) e Engenharia de Energias (66). Engenharia Civil, que tradicionalmente era o segundo curso mais concorrido, neste ano ficou na sexta colocação, com 66 inscritos.