Depois de mais um de ano do anúncio que Foz do Iguaçu ganharia o maior aquário de água doce do mundo (Confira a matéria completa aqui), enfim, os projetos dão sinais de avanços.
Na noite desta quinta-feira, 24, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, entregou à empresa Seaquarium Brasil, representada pelo diretor Reni Puls, o selo+Turismo que pré-aprova os projetos de construção de grandes aquários turísticos nas cidades de Foz do Iguaçu e de Gramado. O prefeito iguaçuense, Chico Brasileiro, participou da solenidade.
Com o carimbo de apoio do ministério, os projetos ganham prioridade na análise e tramitação de financiamento junto ao BNDES, banco parceiro do programa Prodetur+Turismo. Para o atrativo de Foz do Iguaçu, o orçamento será de R$ 220 milhões. “A demanda por linhas de financiamento mostra que o mercado está confiante no desenvolvimento do setor. Foz e Gramado são capazes de inaugurar, por meio do Turismo, um novo ciclo de desenvolvimento em torno de suas regiões”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Serão mais de 60 tanques por aquário, que terão espaços de interação e mergulho para exibição de centenas de espécies de água doce e salgada. Entre os recursos previstos estão túneis com 220 graus de visualização das espécies, criando uma completa experiência de imersão na vida aquática.
Segundo o diretor da Seaquarium, Reni Puls, cada um dos aquários se transformará em um grande complexo turístico, onde terá hotéis, museus e centro de eventos. De acordo com a página oficial da Seaquarium no Facebook, a empresa está trabalhando intensamente para inaugurar os atrativos em até 36 meses.
* Com MTur