Search
Previous slide
Next slide

Lula participará na próxima semana das comemorações do bicentenário de independência da Argentina

Previous slide
Next slide

 presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará das cerimônias comemorativas ao bicentenário da Independência Argentina na terça-feira (25), em Buenos Aires. Os presidentes do Uruguai, José Mujica; do Chile, Sebastián Piñera; da Venezuela, Hugo Chávez; do Equador, Rafael Correa; e da Bolívia, Evo Morales, também já confirmaram presença na capital argentina.

Na quinta-feira (20), o governo argentino divulgou a programação das atividades que marcarão a data nacional do país vizinho. O momento mais importante será o jantar oferecido pela presidente Cristina Kirchner no Salão Branco da Casa Rosada, a sede do governo, com a presença de 200 convidados.
 
De acordo com o secretário-geral da Presidência, Oscar Parrilli, mais do que um jantar de gala o encontro será um ato institucional reunindo presidentes e chefes de Estado, representantes dos partidos de oposição, empresários, cientistas, intelectuais, jornalistas, trabalhadores, reitores de universidades, esportistas e religiosos de diferentes cultos.
 
O Salão Branco, onde acontecerá o encontro, é o mais importante da Casa Rosada. Ele é o centro de todas as cerimônias do governo argentino, como é o caso do juramento de presidentes eleitos, recepções a embaixadores e discursos oficiais. No Salão Branco, ocorrem os festejos referentes ao centenário da Independência Argentina, em 1910, com um baile de gala presenciado pela infanta Isabel de Bourbon y Bourbon, representando a Coroa Espanhola.
 
Antes do jantar, Cristina Kirchner, acompanhada pelos demais presidentes, caminhará da Casa Rosada até o Cabildo – edifício onde funcionou a sede da administração colonial –, para assistir a um espetáculo de luz e som contando a história da Argentina nos últimos 200 anos. Em seguida, ela e os presidentes farão o percurso inverso, também a pé, voltando à Casa Rosada para o jantar no Salão Branco.
Previous slide
Next slide